Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35481
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTomás, Maria João Beirão Lopes de Sousa Machado Landeiro-
dc.contributor.authorPereira, Afonso Baptista-
dc.date.accessioned2025-11-06T15:04:42Z-
dc.date.available2025-11-06T15:04:42Z-
dc.date.issued2025-09-11-
dc.date.submitted2025-05-
dc.identifier.citationPereira, A. B. (2025). Modelo de internacionalização: Expansão da Biedronka para a Eslováquia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35481por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35481-
dc.description.abstractA inacessibilidade das organizações a uma metodologia que concilie fundamentos teóricos com uma abordagem prática na configuração da sua rede de pontos de venda aquando da expansão para novos mercados, constitui uma lacuna clara na literatura académica sobre o tema da internacionalização. Desta forma, o presente estudo propõe o desenvolvimento de um modelo capaz de apoiar organizações na definição da sua rede de pontos de venda, ao estimar, de forma rigorosa, o número ótimo de lojas a disponibilizar aos consumidores em cada região de um mercado, aplicando-o ao caso da expansão da Biedronka para a Eslováquia. Para alcançar este objetivo, foi conduzida uma extensa revisão bibliográfica que, combinada com a visão e experiência da Dra. Manuela Barros, permitiu identificar variáveis potencialmente relevantes na configuração de uma rede de pontos de venda. A pertinência de cada variável foi posteriormente analisada à luz de dados reais do Grupo Jerónimo Martins, garantindo uma abordagem granular e realista. O modelo obteve resultados satisfatórios tanto na sua dimensão global como na sua dimensão específica. Relativamente ao caso da Biedronka, o modelo foi capaz de formular uma recomendação devidamente justificada e próxima da expectável. Quanto à sua dimensão global, os resultados apontam para um papel preponderante de fatores como: densidade populacional, dinamismo económico local, entre outros. Pelo contrário, também se verificou a pouca significância estatística de outras variáveis habitualmente consideradas fundamentais.por
dc.description.abstractThe inaccessibility of organizations to a methodology that combines theoretical fundamentals with a practical approach to establishing their points of sale chain when expanding into new markets is a clear gap in the academic literature about internationalization, and may represent a useful strategic tool in the business context. Therefore, this study proposes the development of a model capable of supporting organizations in defining their network of points of sale, by rigorously estimating the optimal number of stores to open in each region of a new market, applying it to the case of Biedronka's expansion into Slovakia. In order to achieve this objective, an extensive literature review was conducted, that combined with the vision and experience of Dra. Manuela Barros, allowed the identification of potentially relevant variables in the configuration of a network of points of sale. The relevance of each variable was then analyzed according to real data from the Jerónimo Martins Group, guaranteeing a granular and realistic approach. The model obtained satisfactory results in both its global and specific dimensions. In the case of Biedronka, the model was able to formulate a duly justified recommendation. Regarding its overall dimension, the results point to a preponderant role for factors such as population density, local economic dynamism, among others. On the other hand, other variables initially considered fundamental were also observed to be statistically insignificant.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternacionalização -- Internationalizationpor
dc.subjectRetail sectorpor
dc.subjectSlovak marketpor
dc.subjectMarket forecastpor
dc.subjectChain managementpor
dc.subjectImplementation strategypor
dc.titleModelo de internacionalização: Expansão da Biedronka para a Eslováquiapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid204006155por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia da Empresa e da Concorrênciapor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
dc.subject.jelF23por
dc.subject.jelL81por
dc.subject.jel1F International economicspor
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Economiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_afonso_baptista_pereira.pdf1,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.