Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/35421
Author(s): Alves, Rodrigo Pinto Pinheiro Fragueiro
Advisor: Costa, Renato Jorge Lopes da
Gonçalves, Mafalda Correia Piçarra
Date: 29-Jul-2025
Title: Digitalização dos serviços e meios de consumo: Efeitos da transformação digital na decisão de compra do cliente
Reference: Alves, R. P. P. F. (2025). Digitalização dos serviços e meios de consumo: Efeitos da transformação digital na decisão de compra do cliente [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35421
Keywords: Transformação digital -- Digital transformation
Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Novas tecnologias -- New technologies
Decisão de compra
Purchasing decision
Abstract: Atualmente, os serviços e meios de consumo estão conectados ao mundo digital, simbolizando o impacto da transformação digital. Esta dissertação analisa o papel das novas tecnologias, nomeadamente a Inteligência Artificial (IA) na decisão de compra do cliente. Foi elaborado um questionário com base numa abordagem quantitativa, e os dados foram analisados com recurso ao software SmartPLS em torno de três variáveis principais: benefícios, riscos e desvantagens da implementação de IA. Os resultados demonstraram que os benefícios da IA têm um impacto positivo na decisão de compra, enquanto os riscos e desvantagens não apresentaram significância estatística. A investigação contribui para a compreensão do impacto da IA nas estratégias de consumo digital.
Currently, services and consumption methods are connected to the digital world, symbolizing the impact of digital transformation. This dissertation analyzes the role of new technologies, particularly Artificial Intelligence (AI), in customer purchasing decisions. A questionnaire was developed based on a quantitative approach, and the data were analyzed using SmartPLS software, focusing on three main variables: benefits, risks, and disadvantages of AI implementation. The results showed that the benefits of AI have a positive impact on purchasing decisions, while the risks and disadvantages did not show statistical significance. This research contributes to the understanding of AI's impact on digital consumption strategies.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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