Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35421
Autoria: Alves, Rodrigo Pinto Pinheiro Fragueiro
Orientação: Costa, Renato Jorge Lopes da
Gonçalves, Mafalda Correia Piçarra
Data: 29-Jul-2025
Título próprio: Digitalização dos serviços e meios de consumo: Efeitos da transformação digital na decisão de compra do cliente
Referência bibliográfica: Alves, R. P. P. F. (2025). Digitalização dos serviços e meios de consumo: Efeitos da transformação digital na decisão de compra do cliente [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35421
Palavras-chave: Transformação digital -- Digital transformation
Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Novas tecnologias -- New technologies
Decisão de compra
Purchasing decision
Resumo: Atualmente, os serviços e meios de consumo estão conectados ao mundo digital, simbolizando o impacto da transformação digital. Esta dissertação analisa o papel das novas tecnologias, nomeadamente a Inteligência Artificial (IA) na decisão de compra do cliente. Foi elaborado um questionário com base numa abordagem quantitativa, e os dados foram analisados com recurso ao software SmartPLS em torno de três variáveis principais: benefícios, riscos e desvantagens da implementação de IA. Os resultados demonstraram que os benefícios da IA têm um impacto positivo na decisão de compra, enquanto os riscos e desvantagens não apresentaram significância estatística. A investigação contribui para a compreensão do impacto da IA nas estratégias de consumo digital.
Currently, services and consumption methods are connected to the digital world, symbolizing the impact of digital transformation. This dissertation analyzes the role of new technologies, particularly Artificial Intelligence (AI), in customer purchasing decisions. A questionnaire was developed based on a quantitative approach, and the data were analyzed using SmartPLS software, focusing on three main variables: benefits, risks, and disadvantages of AI implementation. The results showed that the benefits of AI have a positive impact on purchasing decisions, while the risks and disadvantages did not show statistical significance. This research contributes to the understanding of AI's impact on digital consumption strategies.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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