Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/35412
Author(s): Júlio, Beatriz Mendes
Advisor: Baptista, Joana
Date: 30-Jul-2025
Title: Impacto da PHDA no período Pré-Escolar: Perceções face a barreiras e facilitadores
Reference: Júlio, B. M. (2025). Impacto da PHDA no período Pré-Escolar: Perceções face a barreiras e facilitadores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35412
Keywords: Perturbação de hiperatividade
Défice de atenção
Idade pré-escolar
Metodologia qualitativa -- Qualitative methode
Barreiras e facilitadores
Attention deficit hyperactivity disorder
Preschool age
Barriers and enablers
Abstract: A PHDA é definida como uma condição do neurodesenvolvimento que se manifesta precocemente, geralmente antes da entrada da criança no primeiro ciclo do ensino básico. A PHDA é caracterizada por níveis inadequados de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O presente estudo qualitativo teve como objetivo identificar as barreiras e os facilitadores de trajetórias de desenvolvimento adaptativas em crianças com PHDA idade pré-escolar, recorrendo a diferentes grupos de participantes, nomeadamente educadores de infância, pais de crianças com diagnóstico de PHDA, psicólogos, pedopsiquiatras, pediatras, e adultos diagnosticados com PHDA. No total, participaram 91 indivíduos neste estudo: 82 (90.1%) do sexo feminino e 9 (9.8%) do sexo masculino. Os participantes preencheram um questionário sociodemográfico e responderam a duas perguntas abertas sobre as barreiras e os facilitadores ao desenvolvimento de crianças com PHDA. As respostas às perguntas abertas foram analisadas através de análise temática. Quanto aos resultados, foram identificados vinte e dois subtemas, organizados pelos vários níveis ecológicos do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano. No seu conjunto, os resultados indicam que as trajetórias de desenvolvimento (des) adaptativas das crianças com PHDA, são explicadas por um vasto leque de fatores, que incluem características individuais (e.g., presença de comorbilidade), fatores proximais (e.g., estratégias educativas usadas pela escola), bem como fatores mais distais (e.g. contexto socioeconómico da família). Espera-se que estes resultados, informados pelas perspetivas de diferentes grupos de participantes, apoiem a identificação de estratégias eficazes para a promoção do desenvolvimento global de crianças em idade pré-escolar com PHDA.
ADHD is defined as a neurodevelopmental condition that manifests itself early, usually before a child enters elementary school. ADHD is characterized by inappropriate levels of inattention, hyperactivity and impulsivity. The aim of this qualitative study was to identify the barriers and facilitators of adaptive developmental trajectories in preschool children with ADHD, using different groups of participants, namely preschool teachers, parents of children diagnosed with ADHD, psychologists, child psychiatrists, pediatricians, and adults diagnosed with ADHD. In total, 91 individuals took part in this study: 82 (90.1%) females and 9 (9.8%) males. The participants completed a sociodemographic questionnaire and answered two open questions about the barriers and facilitators to the development of children with ADHD. The answers to the open questions were analyzed using thematic analysis. Twenty-two sub-themes were identified, organized by the various ecological levels of the Bioecological Model of Human Development. Taken together, the results indicate that the (un)adaptive developmental trajectories of children with ADHD are explained by a wide range of factors, including individual characteristics (e.g. presence of comorbidity), proximal factors (e.g. school educational strategies), as well as more distal factors (e.g. family socio-economic context). By incorporating the views of diverse stakeholder groups, these results aim to contribute to the identification of evidence-informed strategies that promote the comprehensive development of children with ADHD.
Department: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Degree: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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