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http://hdl.handle.net/10071/35301
Autoria: | Martins, Madalena Lopes Fontelo de Queiroz |
Orientação: | Kalakou, Sofia |
Data: | 1-Jul-2025 |
Título próprio: | Demand responsive transport systems: Analysis of potential demand and user preferences |
Referência bibliográfica: | Martins, M. L. F. de Q. (2025). Demand responsive transport systems: Analysis of potential demand and user preferences [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35301 |
Palavras-chave: | Demand-responsive transport MaaS Public transport Mobility in rural and urban areas Operational characteristics |
Resumo: | Recently, the demand for alternatives to private car use has increased significantly, both in
Portugal and internationally, for environmental, demographic and social reasons. However, the
traditional public transport system has proved insufficient to satisfy this need. As a result, there
has been a growing emergence of new mobility services aimed at filling the gaps in traditional
models. Among these, Demand-Responsive Transport systems (DRT) are one of the models
that has become very popular, due to the various configurations it can assume and its main
defining characteristic: flexibility. As such, a large part of the research in this area involves
assessing the positive impact that these systems can have on users' quality of life, particularly
people who are less autonomous in terms of mobility or live in areas underserved by public
transport. Thereby, there are several factors that can contribute to the adoption, or not, of these
transport systems. The aim of this dissertation is to explore which factors influence the
population's intention to use them, plus the characteristics most valued by future users in
Portugal. To this end, a survey was carried out to obtain information on mobility habits, to which
375 people responded. The data was analyzed statistically and it was possible to conclude
that factors like area of residence and distance to the nearest pubic transport stop influence
intention to use DRT. It was also concluded that age, gender, occupation and distance to the
nearest PT stop, along with their transportation habits, impact how people perceive operational
characteristics. Recentemente, a procura por alternativas ao uso do carro privado tem vindo a aumentar significativamente, não só em Portugal mas a nível internacional, por motivos ambientais, demográficos e sociais. Contudo, o sistema de transportes públicos tradicional tem-se revelado insuficiente para satisfazer esta necessidade. Consequentemente, assistimos a um crescente aparecimento de novos serviços de mobilidade, que visam colmatar as falhas observadas nos modelos tradicionais. Entre eles, os sistemas de transporte a pedido são um dos modelos que se popularizou de forma bastante eficaz, devido às várias configurações que pode assumir e à sua principal característica: flexibilidade. Como tal, grande parte da investigação nesta área passa por avaliar o impacto positivo que estes sistemas podem ter na qualidade de vida dos utilizadores, em particular em pessoas menos autónomas a nível de mobilidade ou residentes de áreas cuja rede de transportes públicos seja deficitária. Esta dissertação tem como objetivo explorar os fatores que influenciam a intenção de uso na população, bem como as características mais valorizadas por futuros utilizadores no contexto português. Para tal, foi realizado um inquérito para obter informação sobre hábitos de mobilidade, ao qual foram obtidas 375 respostas. Analisados estatisticamente os dados, concluiu-se que fatores como área de residência e distância até à paragem de transporte púbico mais próxima impactam a intenção de uso de sistemas de transporte a pedido. Ademais, concluiu-se que a idade, género, ocupação e distância à paragem de transporte público mais próxima, bem como os hábitos de transporte analisados influenciam a perceção sobre as características operacionais. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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