Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35290
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBilro, Ricardo Godinho-
dc.contributor.advisorWang Xiaoming-
dc.contributor.authorHe Xiaoqiang-
dc.date.accessioned2025-10-07T11:18:21Z-
dc.date.available2025-10-07T11:18:21Z-
dc.date.issued2025-07-09-
dc.date.submitted2024-12-
dc.identifier.citationHe Xiaoqiang (2025). The impact of C2M enterprise digital transformation and cross border cooperation on sustainable competitive advantage [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35290por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35290-
dc.description.abstractWith the rapid development of digital economy, digital transformation of enterprises is imperative, and more and more manufacturers and e-commerce platforms have begun to introduce C2M (Customer to Manufacturer) mode for production and sales. Under this model, production enterprises can reduce costs, eliminate the overstocked inventory, and create their own brands. On the other hand, consumers can choose goods customized to their needs. Therefore, the C2M mode enables a win-win cooperation between supply and demand. This study focuses on the following questions: first, how the digital transformation of C2M enterprises affects enterprises to gain sustainable competitive advantage; second, what role cross-border cooperation plays between digital transformation and sustainable competitive advantage; and third, whether enterprise size, enterprise region and management level play a role in the sustainable competitive advantage of enterprises during digital transformation. This thesis uses empirical research methods such as expert interviews and questionnaire surveys to examine the hypothesized relationships between the variables. It was concluded that technology readiness, the degree of digital transformation, and the width of cross-border cooperation have a positive impact on the sustainable competitive advantage of enterprises; technology readiness and the degree of digital transformation have a positive impact on cross-border cooperation; and cross border cooperation plays a mediating role the relationships of technology readiness and the degree of digital transformation with the sustainable competitive advantage of enterprises.por
dc.description.abstractCom o rápido desenvolvimento da economia digital, a transformação digital das empresas tornou-se imperativa, e um número crescente de fabricantes e plataformas de comércio eletrónico começaram a introduzir o modelo C2M (consumidor-para-fabricante) para a produção e vendas. Neste modelo, os fabricantes reduzem custos, eliminam o excesso de stock e podem criar as suas próprias marcas. Os consumidores, por sua vez, escolhem bens personalizados que realmente correspondem às suas necessidades, promovendo uma cooperação mutuamente vantajosa entre a oferta e a procura. Esta tese centra-se nas seguintes questões: primeiro, como é que a transformação digital das empresas C2M influencia a obtenção de uma vantagem competitiva sustentável; segundo, qual o papel da cooperação transfronteiriça na relação entre a transformação digital e a vantagem competitiva sustentável; e, terceiro, se o tamanho da empresa, a região onde se localiza e o nível de gestão desempenham algum papel na vantagem competitiva sustentável das empresas em transformação digital. Esta dissertação utiliza métodos de investigação empírica tais como entrevistas com especialistas e inquéritos por questionário para verificar as relações hipotéticas entre as variáveis. Através da investigação conduzida, concluiu-se que a preparação tecnológica para a transformação digital, o grau de transformação digital e a extensão da cooperação transfronteiriça têm um impacto positivo na vantagem competitiva sustentável das empresas. A preparação tecnológica para a transformação digital e o grau de transformação digital também têm um impacto positivo na cooperação transfronteiriça. A cooperação transfronteiriça desempenhou um papel mediador entre a preparação tecnológica para a transformação digital, o grau de transformação digital e a vantagem competitiva sustentável das empresas.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTransformação digital -- Digital transformationpor
dc.subjectC2Mpor
dc.subjectCross-border cooperationpor
dc.subjectValue co-creationpor
dc.subjectVantagem competitiva -- Competitive advantagepor
dc.subjectCooperação transfronteiriçapor
dc.subjectCocriação de valorpor
dc.titleThe impact of C2M enterprise digital transformation and cross border cooperation on sustainable competitive advantagepor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101728530por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Gestãopor
dc.subject.jelM11por
dc.subject.jelM19por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_he_xiaoqiang.pdf3,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.