Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35159
Autoria: Abrunhosa, Nídia Maria de Morais Cardoso de Menezes
Orientação: Ferreira, Jorge Manuel Leitão
Albuquerque, Cristina Maria Pinto
Data: 21-Jul-2025
Título próprio: Formação inicial em Serviço Social em Portugal
Referência bibliográfica: Abrunhosa, N. M. de M. C. de M. (2025). Formação inicial em Serviço Social em Portugal [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35159
Palavras-chave: Serviço social -- Social work
Formação inicial
Padrões globais de ensino e formação
Estratégias políticas
Desenvolvimento sustentável -- Sustainable development
Initial training
Global education & training standards
Political strategies
Resumo: A presente investigação analisa e reflete a formação académica em Serviço Social no 1º ciclo, com base na análise das estratégias políticas e dos fundamentos teórico metodológicos que orientam os planos de estudo da formação inicial em Serviço Social, nos diferentes sistemas de Ensino Superior em Portugal. A pesquisa incidiu na Formação Inicial em Serviço Social, tendo por base instrumentos Internacionais, Europeus e Nacionais mais especificamente, os Global Standards for the Education and Training of the Social Work Profession, publicados pela FIAS e AIESS. Aplicámos uma metodologia qualitativa de natureza indutiva, através da realização de entrevistas aos coordenadores das 16 Licenciaturas em Serviço Social existentes em Portugal. Para a recolha de dados foram realizados vários procedimentos de forma a cumprir a componente ética e legal da pesquisa em Serviço Social garantindo a confidencialidade e o anonimato dos participantes. Concluímos que no presente, predomina uma estrutura curricular comum na formação académica em Serviço Social em Portugal, no entanto o processo formativo das diferentes IES emerge e edifica-se de modo diferente resultado das estratégias políticas adotadas pelas IES e devido às diferentes realidades institucionais.
This research analyzes and reflects on academic training in Social Work in the 1st cycle, based on the analysis of political strategies and theoretical-methodological foundations that guide the study plans for initial training in Social Work, in the different higher education systems in Portugal. The research focused on Initial Training in Social Work, based on International, European and National instruments, more specifically, the Global Standards for the Education and Training of the Social Work Profession, published by IFSW and IASSW. We applied a qualitative methodology of an inductive nature, through interviews with the coordinators of the 16 Bachelor's Degrees in Social Work existing in Portugal. For data collection, several procedures were carried out in order to comply with the ethical and legal component of research in Social Work, guaranteeing the confidentiality and anonymity of the participants. We conclude that a common curricular structure currently predominates in academic training in Social Work in Portugal, however the training process of the different HEIs emerges and is built differently as a result of the political strategies adopted by the HEIs and due to the different institutional realities.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Departamento de Sociologia
Designação do grau: Doutoramento em Serviço Social
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_nidia_menezes_abrunhosa.pdf
  Restricted Access
2,49 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.