Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/35137| Author(s): | Melnik, T. Sinval, J. Pinho, V. Oliveira, M. Lopes, F. |
| Editor: | Tamara Melnik |
| Date: | 2024 |
| Title: | Estudo com psicólogos brasileiros sobre o uso da prática da Psicologia baseada em evidências |
| Book title/volume: | Prática da psicologia baseada em evidências |
| Pages: | 33 - 46 |
| Reference: | Melnik, T., Sinval, J., Pinho, V., Oliveira, M., & Lopes, F. (2024). Estudo com psicólogos brasileiros sobre o uso da prática da Psicologia baseada em evidências. In T. Melnik (Ed.), Prática da psicologia baseada em evidências (pp. 33-46). Manole. http://hdl.handle.net/10071/35137 |
| ISBN: | 9788520465851 |
| Abstract: | A psicologia enquanto ciência, além de profissão, vem se consolidando nos últimos anos e o que caracteriza o conhecimento científico como diferente do conhecimento advindo do senso comum é o método. Enquanto o senso comum tem um caráter subjetivo, intuitivo e assistemático, o conhecimento científico tem um rigor metodológico, se baseia em fatos, é sistemático e passível de verificação (Araújo, 2006; Marconi, & Lakatos, 2010). Dessa forma, as diretrizes metodológicas desempenham um papel fundamental na Prática da Psicologia Baseada em Evidências (PPBE) em diversas abordagens e campos de atuação. Tanto no campo das organizações e do trabalho, como no contexto escolar e educacional e da psicologia clínica, o uso de métodos científicos sólidos nos processos de avaliação das intervenções são fundamentais para garantir a validade e confiabilidade dos resultados obtidos, além de minimizar possíveis vieses e interpretações subjetivas. Além disso, as diretrizes metodológicas também incentivam a transparência e a replicabilidade dos estudos, contribuindo para o avanço e o desenvolvimento da área como um todo. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | BRU-CLI - Capítulos de livros internacionais |
Files in This Item:
| File | Size | Format | |
|---|---|---|---|
| bookPart_112842.pdf | 442,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












