Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35128
Autoria: Simon, Mara
Orientação: Rodrigues, Ricardo Filipe Pinto Borges
Data: 21-Jul-2025
Título próprio: Whose story gets told? A qualitative analysis of cultural diversity in Luxembourg's primary schoolbooks
Referência bibliográfica: Simon, M. (2025). Whose story gets told? A qualitative analysis of cultural diversity in Luxembourg's primary schoolbooks [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35128
Palavras-chave: Diversidade cultural -- Cultural diversity
Contact theory
Relações intergrupais -- Intergroup relations
Majority group
Minority group
Preconceito -- Prejudice
Schoolbook
Stereotypes
Contato theory
Grupo maioritário
Grupo minoritário
Livro escolar
Resumo: This qualitative analysis explores the representation of cultural diversity within Luxembourgish primary schoolbooks from 1981 to 2010. The study examines the evolution of how cultural diversity is portrayed as well as the alignment between the representation in the schoolbooks and Luxembourg’s multicultural reality. Implementing thematic analysis on a sample of seven German-language textbooks, the research investigates the portrayal of Minority and Majority groups, intergroup relationships, and the narratives of different cultural groups. Findings reveal a persistent visibility of the Majority group, with limited and often generalized representations of Minority cultures, particularly in the older schoolbooks. While intergroup interactions are depicted positively in today’s schoolbooks, Minority narratives are frequently marginalized. These results suggest a discrepancy between Luxembourg’s diverse population and its representation in educational materials. The study highlights the need for curriculum reform to promote inclusive and equitable portrayals of cultural diversity and to get closer to the objectives of a multicultural education. Recommendations for future research include exploring student and teacher perspectives, and investigating the processes involved in the development and selection of schoolbooks. This will contribute to the reform of the education system towards the visibility and recognition of ethnic-racial groups.
Esta análise qualitativa explora a representação da diversidade cultural nos manuais escolares luxemburgueses do 1.º ciclo, de 1981 a 2010. O estudo analisa a evolução da forma como a diversidade cultural é retratada, bem como o alinhamento entre a representação nos manuais escolares e a realidade multicultural do Luxemburgo. Implementando a análise temática numa amostra de sete manuais escolares de língua alemã, o estudo analisa a representação dos grupos minoritários e maioritários, as relações intergrupais e as narrativas de diferentes grupos culturais. Os resultados revelam uma visibilidade proeminente do grupo maioritário, com representações limitadas e muitas vezes generalizadas das culturas minoritárias, particularmente nos manuais escolares mais antigos. Embora as interações intergrupais sejam representadas de forma positiva nos manuais escolares atuais, as narrativas das minorias são frequentemente marginalizadas. Estes resultados sugerem uma discrepância entre a diversidade da população luxemburguesa e a sua representação nos materiais didáticos. O estudo salienta a necessidade de uma reforma curricular capaz de promover representações inclusivas e equitativas da diversidade cultural, visando os objetivos de uma educação multicultural. As recomendações para investigação futura incluem a exploração das perspetivas de alunos e professores, e a análise dos processos de desenvolvimento e seleção de manuais escolares. Tal contribuirá para a reforma do sistema educativo no sentido da visibilidade e reconhecimento paritário dos grupos étnico-raciais.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mara_simon.pdf13,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons