Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35128
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Ricardo Filipe Pinto Borges-
dc.contributor.authorSimon, Mara-
dc.date.accessioned2025-09-09T10:28:51Z-
dc.date.available2025-09-09T10:28:51Z-
dc.date.issued2025-07-21-
dc.date.submitted2025-06-
dc.identifier.citationSimon, M. (2025). Whose story gets told? A qualitative analysis of cultural diversity in Luxembourg's primary schoolbooks [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35128por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35128-
dc.description.abstractThis qualitative analysis explores the representation of cultural diversity within Luxembourgish primary schoolbooks from 1981 to 2010. The study examines the evolution of how cultural diversity is portrayed as well as the alignment between the representation in the schoolbooks and Luxembourg’s multicultural reality. Implementing thematic analysis on a sample of seven German-language textbooks, the research investigates the portrayal of Minority and Majority groups, intergroup relationships, and the narratives of different cultural groups. Findings reveal a persistent visibility of the Majority group, with limited and often generalized representations of Minority cultures, particularly in the older schoolbooks. While intergroup interactions are depicted positively in today’s schoolbooks, Minority narratives are frequently marginalized. These results suggest a discrepancy between Luxembourg’s diverse population and its representation in educational materials. The study highlights the need for curriculum reform to promote inclusive and equitable portrayals of cultural diversity and to get closer to the objectives of a multicultural education. Recommendations for future research include exploring student and teacher perspectives, and investigating the processes involved in the development and selection of schoolbooks. This will contribute to the reform of the education system towards the visibility and recognition of ethnic-racial groups.por
dc.description.abstractEsta análise qualitativa explora a representação da diversidade cultural nos manuais escolares luxemburgueses do 1.º ciclo, de 1981 a 2010. O estudo analisa a evolução da forma como a diversidade cultural é retratada, bem como o alinhamento entre a representação nos manuais escolares e a realidade multicultural do Luxemburgo. Implementando a análise temática numa amostra de sete manuais escolares de língua alemã, o estudo analisa a representação dos grupos minoritários e maioritários, as relações intergrupais e as narrativas de diferentes grupos culturais. Os resultados revelam uma visibilidade proeminente do grupo maioritário, com representações limitadas e muitas vezes generalizadas das culturas minoritárias, particularmente nos manuais escolares mais antigos. Embora as interações intergrupais sejam representadas de forma positiva nos manuais escolares atuais, as narrativas das minorias são frequentemente marginalizadas. Estes resultados sugerem uma discrepância entre a diversidade da população luxemburguesa e a sua representação nos materiais didáticos. O estudo salienta a necessidade de uma reforma curricular capaz de promover representações inclusivas e equitativas da diversidade cultural, visando os objetivos de uma educação multicultural. As recomendações para investigação futura incluem a exploração das perspetivas de alunos e professores, e a análise dos processos de desenvolvimento e seleção de manuais escolares. Tal contribuirá para a reforma do sistema educativo no sentido da visibilidade e reconhecimento paritário dos grupos étnico-raciais.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDiversidade cultural -- Cultural diversitypor
dc.subjectContact theorypor
dc.subjectRelações intergrupais -- Intergroup relationspor
dc.subjectMajority grouppor
dc.subjectMinority grouppor
dc.subjectPreconceito -- Prejudicepor
dc.subjectSchoolbookpor
dc.subjectStereotypespor
dc.subjectContato theorypor
dc.subjectGrupo maioritáriopor
dc.subjectGrupo minoritáriopor
dc.subjectLivro escolarpor
dc.titleWhose story gets told? A qualitative analysis of cultural diversity in Luxembourg's primary schoolbookspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203981359por
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia das Relações Interculturaispor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
dc.subject.apa3000por
dc.subject.apa3500por
dc.subject.apa13000 Social psychologypor
dc.subject.apa13500 Educational and school psychologypor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mara_simon.pdf13,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons