Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35125
Autoria: Eunyeong Choi
Orientação: Dias, Álvaro de Borba Cruz Lopes
Data: 4-Out-2025
Título próprio: Effect of social media marketing activities on brand image of the airline companies
Referência bibliográfica: Eunyeong Choi (2025). Effect of social media marketing activities on brand image of the airline companies [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35125
Palavras-chave: Social media marketing activities
Brand image
Customer response
Airlines
Atividades de marketing em mídias sociais
Imagem da marca
Resposta do cliente
Resumo: This study investigates Social Media Marketing Activities (SMMA) undertaken by Emirates and Ryanair airlines, analyzing their impact on brand image. SMMA characteristics - entertainment, interaction, informativeness, responsiveness, and risk - are identified. The study examines their relationship with brand image, e-Word of Mouth (E-WOM), and commitment using a structural equation model. Unlike previous research solely relying on questionnaires, this study incorporates social media analysis, particularly Instagram comments analyzed in R. Surveys were conducted with 137 passengers, complemented by analysis of 1,024 and 1,370 comments from Emirates' and Ryanair's social media, respectively. Results indicate SMMA significantly enhances brand image, which in turn positively influences E-WOM and commitment. The findings offer valuable insights for airline industry managers seeking foundational data to refine marketing strategies.
À luz do desenvolvimento da Web 2.0, este estudo tem como objetivo investigar as características das Atividades de Marketing em Mídias Sociais (SMMA) de 2 companhias aéreas: Emirates e Ryanair, além de seus efeitos na imagem de marca dessas companhias aéreas. Neste estudo, as características do SMMA são identificadas como entretenimento, interação, informatividade, capacidade de resposta e risco potencial. Espera-se que os seus efeitos no e-WOM e no compromisso, os identificadores da imagem da marca, sejam positivos, com base em estudos anteriores. Ao contrário de artigos anteriores, esta relação será testada não apenas por um questionário, mas também por uma análise de mídia social, principalmente usando dados externos secundários, que são comentários no Instagram, e analisados por R. Espera-se que o resultado deste estudo seja útil para os gestores do setor aéreo, que buscam dados fundamentais para desenvolver seus métodos de marketing.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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