Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/35028
Author(s): | Silva, Gabriel Barth da Silveira, Júlia |
Date: | 2025 |
Title: | Perceber a diferença: A observação participante enquanto metodologia na investigação sócio-espacial |
Reference: | Silva, G. B. da & Silveira, J. (2025). Perceber a diferença: A observação participante enquanto metodologia na investigação sócio-espacial. CIDADES, Comunidades e Territórios, (49), 253-265. https://doi.org/10.15847/cct.32979 |
ISSN: | 2182-3030 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.15847/cct.32979 |
Keywords: | Diferença Observação participante -- Participant observation Planejamento urbano Epistemologia Intersecionalidade -- Intersectionality Difference Planeamento urbano -- Urban planning Epistemology |
Abstract: | O presente ensaio pretende debater como é possível trabalhar com a percepção de eixos de diferenciação em contextos de investigações sócio-espaciais, contribuindo para a construção do campo do Planejamento Urbano, que vivencia constantes crises epistemológicas desde sua origem recente. Essa contribuição interdisciplinar se contextualiza na demanda das dimensões do objeto urbano, cuja reflexividade teórica, tradicional das Ciências Sociais, não tem historicamente sido atendida. Pensar as diferenças a partir de eixos de diferenciação contribui para fornecer uma sensibilidade no olhar do investigador quando em campo, buscando demonstrar, a partir da metodologia de observação participante, possíveis caminhos para pensar potenciais soluções de dilemas epistemológicos e metodológicos referentes ao trabalho sócio-espacial. This essay aims to discuss how it is possible to work with the perception of axes of differentiation in contexts of socio-spatial research, contributing to the construction of the field of Urban Planning, which has experienced constant epistemological crises since its recent origin. This interdisciplinary contribution is contextualized in the demand for the dimensions of the urban object, whose theoretical reflexivity, traditional in the Social Sciences, has not been historically met. Thinking about differences based on axes of differentiation contributes to providing sensitivity in the researcher’s gaze while in the field, seeking to demonstrate, based on the methodology of participant observation, possible ways to think about potential solutions to epistemological and methodological dilemmas related to socio-spatial work. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | DINÂMIA'CET-OP - Outras publicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
article_hdl35028.pdf | 263,2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.