Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3491
Author(s): Júnior, Renato de Castro Santos
Advisor: Ramos, Amílcar Selôres
Date: 2010
Title: Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará
Reference: JÚNIOR, Renato de Castro Santos - Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3491>.
Keywords: Calçado
Ceará Brasil
Estratégias competitivas
Competências
Responsabilidade socioambiental
Shoes
Competences
Socioenvironmental responsibility
Competitive strategies
Abstract: A iniciativa da realização do presente estudo foi despertada pelo grande salto da representatividade da indústria calçadista do Ceará. Considerada sem expressão no cenário manufatureiro do calçado brasileiro, o Ceará a partir da década de 1980 começou a avançar, graças a uma agressiva e bem sucedida política governamental de atração de tradicionais fabricantes do sul e sudeste proporcionando-lhes as condições estruturais de que precisavam para fazerem valer suas estratégias de conquistar novos mercados no exterior. Já na década de 1990 o setor calçadista do Ceará começou a despontar como pólo de referência na fabricação e exportação de calçados para todos os continentes, mercê da qualidade, diversificação, incentivos governamentais, proximidades dos importadores estabelecidos nos EUA e nos principais países da Europa. Hoje o setor ocupa o primeiro lugar no ranking da pauta de exportações dos produtos cearenses e se constitui no segundo maior produtor e exportador nacional de calçados. A temática do estudo procura conhecer os precedentes e as providências que favoreceram a atração das grandes empresas manufatureiras de outros estados; as vantagens comparativas; as estratégias competitivas e as competências de que faz uso o setor para crescer e assegurar o seu desenvolvimento sustentável. O trabalho de investigação do tipo exploratório/descritivo desenvolvido por meio de um estudo de caso inquiriu empresas e especialistas do setor com o objetivo de colher as informações suficientes para um perfeito entendimento do fenômeno.
Prior to 1980, the shoe industry in Ceará had a negligible impact on the Brazilian economy. However, over the past decades the sector has experienced a boom thanks to aggressive and successful government policies attracting investments from traditional shoe manufacturers from the South and Southeast of the country in exchange for government-pledged support and infrastructure required to gain access to new international markets. In the 1990s the shoe industry in Ceará was already a regional reference in shoe manufacture and exports worldwide due to excellent product quality and variety, government incentives and proximity to major importers in the US and Europe. Today shoes are the most important export commodity in Ceará, and the state boasts the second-largest cluster of shoe manufacturers in Brazil. The objective of this case study was to review the history of the shoe industry in Ceará and determine the factors and strategies responsible for attracting shoe manufacturers from other regions, including competitive strategies, comparative advantages and competences capable of promoting sustainable development. The study was exploratory and descriptive and based on information collected from companies and experts in the field.
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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