Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34896
Author(s): Hügel, Laara Aiqueça Carneiro
Advisor: Álvares, Cláudia
Accornero, Guya
Date: 2-Jul-2025
Title: A terra em disputa: Media e discursos em transformação no Brasil contemporâneo
Reference: Hügel, L. A. C. (2025). A terra em disputa: Media e discursos em transformação no Brasil contemporâneo [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34896
ISBN: 978-989-584-147-9
Keywords: Comunicação política
comunicação em rede
Terra agrícola -- Agricultural land
Populismo -- Populism
Movimentos sociais
Political communication
Network communication
Land-related issues
Social movements
Abstract: Esta investigação buscou compreender as transformações na comunicação política sobre a terra no Brasil contemporâneo, tendo como premissa o histórico de disputas e a ampla diversidade de modos de relação com a terra que coexistem na paisagem agrária brasileira. No campo de estudos da comunicação, levamos em consideração a crescente utilização das novas tecnologias e a sua integração no modo de comunicação em rede. Foram analisados os discursos relacionados ao tema nas campanhas de Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro em 2010, 2014 e 2018, num contexto de ascensão do populismo; e a comunicação articulada pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra durante a década de 2010. Para a primeira fase desta pesquisa, desenvolvemos uma Análise Crítica do Discurso informada por uma análise temática de conteúdo prévia. A seguir, uma Análise de Redes Semânticas foi aplicada sobre os tweets do MST nos anos eleitorais supracitados e entrevistas semiestruturadas foram realizadas com integrantes do Setor Nacional de Comunicação da organização. Ao fim, observámos que um mesmo processo de transição entre modelos comunicacionais tem reflexos contrários sobre a comunicação que resulta da interação entre intervenientes políticos díspares. Enquanto observámos na política partidária institucional uma monoculturalização do discurso sobre a terra a partir da combinação entre as ideologias neoliberal e populista, acompanhámos à pluralização de sua representação mediada na comunicação Sem Terra. No final dos anos 2010s, testemunhámos, assim, uma retomada do neoliberalismo na disputa hegemónica sobre a terra a partir de um novo alicerce – o populismo enquanto fenómeno discursivo-ideológico crítico.
This research sought to understand the transformations in political communication on landrelated issues in contemporary Brazil, based on the history of disputes and on the wide diversity of ways of relating to land that coexist in the Brazilian agrarian landscape. Within the field of communication studies, we took into account the growing use of new technologies and their integration into the network mode of communication. We analyzed land-related discourses in the presidential campaigns of Dilma Rousseff and Jair Bolsonaro in 2010, 2014 and 2018, in a context of the rise of populism; and the communication articulated by the Landless Workers’ Movement during the 2010s. For the first phase of this research, we developed a Critical Discourse Analysis informed by a previous thematic content analysis. Next, a Semantic Network Analysis was applied to MST’s Twitter official account during the aforementioned election years and semi-structured interviews were conducted with members of the organization’s National Communication Sector. In the end, we observed that the same process of transition between communication models has opposite effects on the communication that results from the interaction between different political players. While in institutional party politics we observed a monoculturalization of land-related discourse from the combination between neoliberal and populist ideologies, we accompanied the pluralization of its mediated representation in Sem Terra communication. At the end of the 2010s, we witnessed a return to neoliberalism in the hegemonic dispute over land, based on a new foundation – populism as a critical discursive-ideological phenomenon.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Doutoramento em Ciências da Comunicação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_laara_carneiro_hugel.pdf8,36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.