Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/34882
Autoria: | Carolino, Soraia Gadelha |
Orientação: | Capucha, Luís Manuel Antunes Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Data: | 27-Jun-2025 |
Título próprio: | Competências digitais na gestão escolar: Mapeamento e análise da contribuição da formação continuada online no processo de aquisição |
Referência bibliográfica: | Carolino, S. G. (2025). Competências digitais na gestão escolar: Mapeamento e análise da contribuição da formação continuada online no processo de aquisição [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34882 |
Palavras-chave: | Competências digitais Gestores escolares TDIC Formação online Digital skills School managers Online training |
Resumo: | Esta pesquisa insere-se no contexto da transformação digital da educação e examina as competências digitais dos gestores escolares no Brasil, com enfoque no estado do Ceará e recorte temporal de 2020 a 2023, período pós pandémico. O objetivo principal é identificar as competências digitais essenciais para que aos gestores escolares utilizem e promovam eficazmente as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
nas escolas, e as contribuições da formação continuada online no desenvolvimento dessas competências. A investigação adota uma abordagem metodológica mista,
predominantemente qualitativa, estruturada em diferentes etapas: análise documental e bibliográfica de autores como Almeida (2023), Azukas (2022), Bates (2017), Vieira & Vidal (2019) e Kenski (2003, 2008, 2012); estudo de casos múltiplos sobre três programas de formação online e coleta de dados por meio de observação participante, aplicação de questionários, entrevistas individuais e grupo focal com gestores escolares. Como
resultado da pesquisa apresenta um Modelo de Competências Digitais do Gestor escolar
– MCD-Gestão, que organizado em categorias, destaca algumas das competências digitais fundamentais para a prática profissional contemporânea. Adicionalmente, a pesquisa identifica fragilidades e potencialidades das formações online, sugerindo algumas estratégias e conteúdos formativos que podem ser relevantes ao atendimento das demandas formativas dos gestores escolares para a aquisição de competências digitais.
Conclui-se que as competências digitais são essenciais e estratégicas para uma gestão
escolar eficiente e transformadora, sendo necessário seu fortalecimento. Além disso, as formações online, ao ajustar-se às necessidades formativas e de comunicação dos gestores, podem oferecer grande contributo na aquisição destas competências. This research is part of the context of the digital transformation of education and examines the digital skills of school managers in Brazil, focusing on the state of Ceará and the time frame from 2020 to 2023, the post-pandemic period. The main objective is to identify the essential digital skills for school managers to effectively use and promote Digital Information and Communication Technologies (DIT) in schools, and contributions of online continuing education in the development of these skills. The research adopts a mixed methodological approach, predominantly qualitative, structured in different stages: documentary and bibliographic analysis of authors such as Almeida (2023), Azukas (2022), Bates (2017), Vieira & Vidal (2019) and Kenski (2003, 2008, 2012); multiple case study of three online training programs and data collection through participant observation, application of questionnaires, individual interviews and focus group with school managers. As a result of the research, a Digital Skills Model for School Managers – MCD-Management is presented, which, organized into categories, highlights some of the fundamental digital skills for contemporary professional practice. Additionally, the research identifies weaknesses and potentialities of online training, suggesting some strategies and training content that may be relevant to meeting the training demands of school managers for the acquisition of digital skills. It is concluded that digital skills are essential and strategic for efficient and transformative school management, and that their strengthening is necessary. Furthermore, online training, by adjusting to the training and communication needs of managers, can offer a great contribution to the acquisition of these skills. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
phd_soraia_gadelha_carolino.pdf | 6,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.