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http://hdl.handle.net/10071/34827
Author(s): | Vieira, Carla Elisabete Gonçalves Dias |
Advisor: | Portela, Sofia Maria Lopes |
Date: | 13-Dec-2024 |
Title: | Avaliação da satisfação dos pacientes de medicina dentária numa clínica no concelho de Oeiras |
Reference: | Vieira, C. E. G. D. (2024). Avaliação da satisfação dos pacientes de medicina dentária numa clínica no concelho de Oeiras [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34827 |
Keywords: | Satisfação do doente -- Patient satisfaction consulta de medicina dentária Avaliação da satisfação Dentistry appointment Assessment satisfaction |
Abstract: | O atual mundo, repleto de cenários instáveis, forte concorrência e incerteza, juntamente com a crescente preocupação dos cidadãos com a saúde e estética oral, faz com que a avaliação da satisfação dos pacientes de medicina dentária tenha vindo a ganhar força junto das unidades prestadoras de cuidados de saúde oral.
A abordagem focada na centralização dos cuidados na pessoa, atendendo às suas expectativas e necessidades é agora o principal objetivo das organizações, com o propósito de melhorar constantemente a qualidade dos serviços prestados.
O principal objetivo deste projeto é avaliar a satisfação dos pacientes de medicina dentária de uma clínica privada no concelho de Oeiras, com o intuito de melhorar o serviço prestado nesta clínica. Para tal, foi utilizado o questionário de satisfação Dental Practice Questionnaire.
Foi recolhida uma amostra por conveniência de 135 indivíduos que foram atendidos na clínica entre 17 de junho a 14 de agosto de 2024.
Após analisar os dados obtidos, conclui-se que de um modo geral os pacientes se encontram satisfeitos com o serviço prestado, havendo determinadas áreas a melhorar.
Toda a abordagem que melhore a experiência do paciente de medicina dentária, resulta na recomendação boca-a-boca positiva, expandindo a base de utentes e fluxos de receitas para as organizações. The current World, full of unstable scenarios, strong competition and uncertainty, together with the growing concern of citizens with oral health and aesthetics, means that the evaluation of the satisfaction of the dental medicine patients has been gaining strength among oral health care units. The approach focused on centring care on the person, meeting their expectations and needs is now the main objective of organizations, with the purpose of constantly improving the quality of the service provided. The main objective of this project is to evaluate the satisfaction of dental medicine patients of a private clinic in the municipality of Oeiras, to improve the service provided in this clinic. To this end, the Dental Practice Questionnaire was used. A convenience sample was collected from 135 individuals who were seen at the clinic between June 17 and August 14, 2024. After analysing the data obtained, it is concluded that in general the patients are satisfied with the service provided, and there are certain areas for improvement. Any approach that improves the dental patient experience results in positive word-of-mouth recommendation, expanding the user base and revenue streams for organization. |
Department: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Degree: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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