Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34821
Autoria: Luís, Carolina Simões Marques
Orientação: Portela, Sofia Maria Lopes
Data: 16-Dez-2024
Título próprio: Burnout e a aplicação do MBI-ES: Uma análise do risco de incidência nos docentes do Agrupamento de Escolas de Ansião
Referência bibliográfica: Luís, C. S. M. (2024). Burnout e a aplicação do MBI-ES: Uma análise do risco de incidência nos docentes do Agrupamento de Escolas de Ansião [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34821
Palavras-chave: Docente -- Teacher
Coping
Síndrome de burnout -- Burnout syndrome
Maslach burnout inventory
Resumo: Os docentes, outrora uma das autoridades mais proeminentes e respeitadas no domínio do saber, têm vindo, com a progressiva descentralização e democratização do conhecimento, a ver-se privados desse estatuto. Neste sentido, a docência configura-se como uma profissão de alta tensão, com uma proporção significativa de professores a enfrentar níveis de stress ocupacional moderados a elevados, um quadro que, a longo prazo, pode conduzir ao desenvolvimento de burnout. A presente dissertação analisou o burnout entre os docentes do Agrupamento de Escolas de Ansião, com o propósito de aferir a sua prevalência e de discernir os fatores que o potenciam. Para tal, aplicou-se um inquérito estruturado em duas secções. A primeira concentrou-se na recolha de variáveis sociodemográficas e profissionais, com a finalidade de delinear o perfil dos docentes mais suscetíveis a este fenómeno psicológico. A segunda baseou-se na utilização do MBI-ES para avaliar os níveis de burnout. A amostra, constituída por 102 professores do Agrupamento, evidenciou uma predisposição moderada para o desenvolvimento de burnout, especialmente a partir das dimensões da exaustão emocional e da realização pessoal. Adicionalmente, identificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao correlacionar os scores do MBI-ES em função de variáveis sociodemográficas (idade, género, estado civil, número de filhos e habilitações literárias) e socioprofissionais (área de ensino, carga horária semanal, tempo de serviço total e periodicidade de trabalho após o horário laboral). Da investigação emergiu um conjunto de medidas de intervenção que visam capacitar os professores para operacionalizarem eficazmente as suas funções, assegurando a sua saúde mental/bem-estar e a perpetuação de um ensino de excelência.
Teachers, once regarded as one of the most prominent and respected authorities in the domain of knowledge, have increasingly seen themselves deprived of this status due to the progressive decentralization and democratization of information. In this sense, teaching has become a high-pressure profession, in which a significant proportion of educators face moderate to high levels of occupational stress, a situation that, in the long term, leads to the development of burnout. This dissertation analyzed burnout among the teachers of the Agrupamento de Escolas de Ansião with the aim of assessing its prevalence and identifying the factors that contribute to it. To achieve this, a structured survey was conducted in two sections. The first gathered sociodemographic and professional data, aiming to outline the profile of teachers most vulnerable to this psychological phenomenon. The second was based on the use of the MBI-ES to evaluate the levels of burnout. The sample, comprising 102 teachers from the Agrupamento, showed a moderate predisposition for the development of burnout, particularly through the dimensions of emotional exhaustion and personal accomplishment. Additionally, statistically significant differences were identified when correlating the MBI-ES scores with sociodemographic variables (age, gender, marital status, number of children, and educational qualifications) and socio-professional variables (teaching area, weekly workload, total years of service, and frequency of work after regular hours). The findings from this research highlight a series of intervention measures aimed at empowering teachers to effectively carry out their duties while ensuring their mental health/well-being, as well as the delivery of high-quality education.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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