Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34818
Author(s): Patrão, Gonçalo Antunes Rodrigues Peres
Advisor: Petrides, Loizos
Date: 16-Dec-2024
Title: Plano de negócios para a Padaria Saloia: Inovar e crescer no setor da panificação artesanal
Reference: Patrão, G. A. R. P. (2024). Plano de negócios para a Padaria Saloia: Inovar e crescer no setor da panificação artesanal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34818
Keywords: Panificação artesanal
Inovação -- Innovation
Expansão
Empresa familiar -- Family business
Plano de negócio -- Business plan
Modelo de negócio
Artisanal bakery
Expansion
Business model
Abstract: Esta dissertação que assume a forma de plano de negócios procura desenvolver uma estratégia de expansão para a Padaria Saloia, uma empresa familiar com mais de 50 anos que fabrica pão artesanalmente. O trabalho realizado procura criar um plano de expansão para a Padaria Saloia através da abertura de cinco novos pontos de venda em zonas premium da área metropolitana de Lisboa. Através de estudos de mercado tais como a análise PESTEL e a análise SWOT foi possível identificar uma oportunidade no mercado da panificação em Portugal. A partir desta oportunidade, com base em dados que a empresa já possui por já estar em atividade, foram desenvolvidos o marketing mix e o plano financeiro que procuram criar um crescimento sustentável para a empresa, mantendo as suas raízes tradicionais e artesanais ao mesmo tempo que a Padaria Saloia se adapta a novas tendências de consumo, procurando inovar dentro de um setor que, apesar de importante na economia portuguesa, tem sido pouco permeável à inovação. No final do trabalho, pretende-se perceber se o modelo de expansão escolhido é viável de modo a poder ser implementado.
This dissertation, presented as a business plan, aims to develop an expansion strategy for Padaria Saloia, a family-owned company with over 50 years of experience in artisanal bread production. This work seeks to create an expansion plan for Padaria Saloia by opening five new sales points in premium areas of the Lisbon metropolitan region. Through market studies such as PESTEL and SWOT analyses, it was possible to identify an opportunity in the Portuguese bakery market. Based on this opportunity, and using existing company data, the marketing mix and financial plan were developed to promote sustainable growth for the business. This plan aims to preserve Padaria Saloia’s traditional, artisanal roots while adapting to new consumer trends, striving to innovate within a sector that, while significant in the Portuguese economy, has been relatively resistant to innovation. At the end of the work, the aim is to understand whether the chosen expansion model is viable so that it can be implemented.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_goncalo_peres_patrao.pdf
  Restricted Access
603,42 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.