Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34766
Author(s): Cruz, Tânia Filipa Correia da
Advisor: Santos, Vítor
Date: 18-Nov-2024
Title: O plano de formação e treino da equipa comercial da Matrizauto de Sintra
Reference: Cruz, T. F. C. da (2025). O plano de formação e treino da equipa comercial da Matrizauto de Sintra [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34766
Keywords: Plano de formação -- Formation plan
Equipa comercial
Venda -- Sale
Programa de formação -- Training programme
Sales teams
Abstract: Com os crescentes avanços tecnológicos a que temos assistido nos últimos anos, surgem as necessidades constantes de tornar as pessoas mais capacitadas e atualizadas para o mercado de trabalho global cada vez mais competitivo e evoluído. Em resposta, existe por parte das empresas um maior investimento na área da formação para que possam acompanhar a rápida evolução, acrescentando benefícios tanto a empresas como aos seus colaboradores. Aplicando esta ideia para o caso específico de uma empresa portuguesa do setor automóvel, foi desenvolvido um plano de formação para os gestores e equipa comercial com o objetivo de desenvolver técnicas de formação e competências que se traduzam em obter os resultados desejados e principais KPIs do negócio. Como metodologia é apresentada uma revisão de literatura sobre a área de formação e é realizado um estudo interno com o objetivo de diagnosticar o ponto de situação das competências inerentes à atividade dos gestores comerciais. Conclui-se através da análise dos dados que existe uma grande necessidade de intervenção ao nível de formação em diversas áreas. Finalmente, é formalizada uma proposta concreta para a implementação deste plano de formação com base nas necessidades identificadas.
In recent years, the world has witnessed several technologic breakthroughs that require a constant effort from the working force to be up to date with relevant skills in a fast paced and competitive global market. As such, training has become one of the most concerned investments within a company’s structure as it gives several benefits for both enterprises and workers. Applying this idea to a portuguese company within the automotive business, a training program is proposed for managers and sales teams with the main purpose of developing techniques and skills that grow the business main KPIs. Methodology is given by a brief literature review on the subject, a sectorial summary, and it´s developed an internal study of the main pain points of the sales teams. The data gathered in the survey reveals clear handicaps in several areas regarding the lack of appropriate training. Finally, it’s proposed a specific training program to address those needs.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão Aplicada
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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