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http://hdl.handle.net/10071/34764
Autoria: | Lisboa, Mafalda Dias |
Orientação: | Loureiro, Sandra Maria Correia Nascimento, Jorge do |
Data: | 9-Dez-2024 |
Título próprio: | Get your influencers behind the camera: The role of co-creation in authentic influencer-brand partnerships |
Referência bibliográfica: | Lisboa, M. D. (2024). Get your influencers behind the camera: The role of co-creation in authentic influencer-brand partnerships [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34764 |
Palavras-chave: | Co-creation Brand authenticity Influencer marketing Mega influencers Macro influencers Co-criação Autenticidade de marca |
Resumo: | While brand authenticity has been widely acknowledged as crucial for fostering consumer trust and loyalty, balancing it with commercialism presents a challenge for modern brands that strive to stand out in an increasingly saturated market. This thesis explores co-creation as a strategy for leveraging the high levels of engagement associated with mega and macro influencer endorsements without sacrificing their authenticity. Utilizing a mixed-methods approach that combines insights from 24 interviews conducted with industry professionals and consumers, along with text mining of comments on 11 co-creation Instagram posts, this study investigates the potential of co-creation strategies to meet the growing consumer demand for genuine endorsements.
The findings suggest that by co-creating with influencers at both the communication strategy and product development levels, brands can favour the authenticity of their endorsements and positively influence brand perception. As co-creation practices increase in the market, this study provides practitioners with a conceptual framework that outlines the driving forces and benefits of co-creation, alongside actionable recommendations for ensuring their success. Additionally, this research contributes to the literature on co-creation in the influencer marketing context by providing a holistic view of this contemporary yet understudied phenomenon, paving the way for future research in this evolving field. À medida que as marcas se esforçam para se destacar num mercado saturado, torna-se fundamental encontrar estratégias que promovam o equilíbrio entre os seus interesses comerciais e autenticidade – uma característica crucial para assegurar a confiança e lealdade do consumidor. Esta tese explora a co-criação como uma estratégia capaz de alavancar nos elevados níveis de engagement associados a mega e macro influencers sem sacrificar a sua autenticidade. Utilizando uma abordagem de métodos mistos que combina 24 entrevistas a profissionais da indústria e consumidores com o text mining de comentários em 11 publicações de iniciativas de co-criação no Instagram, este estudo investiga o potencial das estratégias de co-criação para atender à crescente procura dos consumidores de endorsements genuínos. Os resultados sugerem que ao co-criar com mega e macro influencers na estratégia de comunicação dos seus produtos e/ou no desenvolvimento dos mesmos, as marcas podem aumentar a autenticidade dos seus endorsements e influenciar positivamente a sua perceção. No contexto do aumento de práticas de co-criação no mercado, este estudo fornece aos profissionais da área uma framework conceptual das forças que a movem, bem como dos seus benefícios e um conjunto de recomendações acionáveis para garantir sucesso. Ademais, esta pesquisa contribui para a literatura no campo da co-criação em influencer marketing ao oferecer uma visão holística deste fenómeno contemporâneo e subdesenvolvido, abrindo caminho para pesquisas futuras neste campo em evolução. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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