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http://hdl.handle.net/10071/34758
Autoria: | Osadchiy, Mikhail |
Orientação: | Melo, António Alexandre |
Data: | 11-Dez-2024 |
Título próprio: | Curating gay art |
Referência bibliográfica: | Osadchiy, M. (2024). Curating gay art [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34758 |
Palavras-chave: | Gay art Curation LGBTQ+ representation Political repression Advocacy Arte gay Curadoria Representação LGBTQ+ Repressão política Defesa |
Resumo: | This thesis explores the curatorial challenges and strategies involved in the curation of gay art, focusing on how LGBTQ+ themes are represented and received in both liberal and authoritarian contexts. Using the Expelled exhibition in Lisbon as a case study, this research examines the role of the curator as a mediator between marginalized voices and public audiences, navigating political, social, and aesthetic considerations. The study analyzes the impact of political repression on gay art in authoritarian regimes, highlighting how curatorial practices can serve as forms of resistance and advocacy. Through qualitative methods this thesis offers insights into the complexities of curating LGBTQ+ art. The findings emphasize the importance of maintaining the authenticity and diversity of queer voices in the face of societal pressures. Esta tese explora os desafios e estratégias curatoriais envolvidos na curadoria de arte gay, com foco em como os temas LGBTQ+ são representados e recebidos em contextos liberais e autoritários. Utilizando a exposição Expelled em Lisboa como estudo de caso, a pesquisa examina o papel do curador como mediador entre vozes marginalizadas e o público, navegando por considerações políticas, sociais e estéticas. O estudo analisa o impacto da repressão política na arte gay em regimes autoritários, destacando como as práticas curatoriais podem servir como formas de resistência e defesa. Através de métodos qualitativos esta tese oferece insights sobre as complexidades de curar arte LGBTQ+. Os resultados destacam a importância de manter a autenticidade e a diversidade das vozes queer diante da comercialização e pressões sociais. O futuro da arte gay e sua curadoria reside em modelos éticos que equilibrem a proteção da identidade e expressão LGBTQ+. |
Designação do Departamento: | Departamento de História |
Designação do grau: | Mestrado em Mercados da Arte |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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