Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3474
Author(s): Ladeira, Cristina Raquel Quintão Branco
Advisor: Nunes, Francisco
Date: 27-Mar-2012
Title: Experiência do parto em organizações de saúde públicas e privadas: a perspectiva das mães e dos profissionais
Reference: LADEIRA, Cristina Raquel Quintão Branco - Experiência do parto em organizações de saúde públicas e privadas: a perspectiva das mães e dos profissionais [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3474>.
Keywords: Parto
Maternidade pública
Maternidade privada
Enfermeira parteira
Childbirth
Parenting service
Private parenting
Nurse midwife
Abstract: O bem-estar do utente adquire actualmente o estatuto de um requisito mensurável incorporado num conceito de qualidade dos cuidados de saúde. Concretamente, a incorporação da perspectiva dos utentes dos serviços de saúde nas avaliações sobre a qualidade tem sido objecto de maior atenção. Pretende-se, com este estudo, evidenciar as concepções das mulheres (clientes) e dos profissionais de saúde relativamente à experiência do parto num contexto público e privado, designadamente, identificando os aspectos / áreas de excelência e de menor qualidade. O estudo, de natureza descritiva e com uma abordagem qualitativa, utilizou entrevistas, aplicadas a uma amostra de 16 mães (8 do sector privado e 8 do sector público) e de 16 enfermeiras (8 do sector privado e 8 do sector público). Os resultados obtidos evidenciam que a qualidade da experiência do parto oscila em função de uma multiplicidade de factores individuais, sociais e situacionais. A análise destes factores leva-nos a dizer que as mães do sector privado vivenciam a experiência do parto de um modo positivo, ao passo que as mães do sector público caracterizam esta experiência, essencialmente, como negativa. A análise dos dados demonstra a diversidade e oscilação da concepção da experiência do parto entre as enfermeiras do sector público e as do sector privado. Os resultados revelam, ainda, que a qualidade de serviço centrada no cliente constitui um aspecto diferenciador das organizações de saúde.
The welfare of the user currently acquires the status of a measurable requirement built on a health quality concept. Specifically, the incorporation of the perspective of health services users on the quality evaluations has been given greater attention. The aim of this study is to highlight the concepts of women (customers) and health professionals on the experience of childbirth in a public and private sector, in particular, identifying the issues / areas of excellence and of lower quality. The study, with a descriptive and a qualitative approach, made use of interviews applied to a sample of 16 mothers (8 in the private sector and 8 in the public sector) and 16 nurses (8 in the private sector and 8 in the public sector). The results show that the quality of the childbirth experience varies depending on a variety of individual, social and situational factors. The analysis of these factors leads us to the conclusion that mothers in the private sector experience the childbirth experience in a positive way, while the mothers of the public sector characterize this experience, essentially as negative. The data analysis shows the diversity and oscillation on the birth experience design among the nurses in the public and the private sector. The results also show that the service quality, focused on the client, is a differentiating aspect of health care organizations.
Degree: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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