Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34691
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlexandre, Joana-
dc.contributor.advisorMaia, Ângela-
dc.contributor.authorRodrigues, Elisabete Eugénia Pinto dos Santos Pessanha-
dc.date.accessioned2025-06-18T12:51:24Z-
dc.date.available2025-06-18T12:51:24Z-
dc.date.issued2025-05-26-
dc.date.submitted2024-12-
dc.identifier.citationRodrigues, E. E. P. dos S. P. (2024). A relação entre a psicologia e o direito nas decisões judiciais no âmbito de processos tutelares educativos: Perspetivas de magistrados e técnicos [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34691por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34691-
dc.description.abstractConsiderando a relevância do trabalho colaborativo no sistema de justiça juvenil para os jovens com processo tutelar educativo, esta dissertação tinha como objetivo geral compreender a relação entre a psicologia (e outras ciências sociais) e o direito nas decisões judiciais no âmbito tutelar educativo. Para o efeito, foi realizada uma análise documental de 30 processos judiciais e 24 entrevistas individuais a magistrados (n=12) e a técnicos sociais (n=12) pertencentes à Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). A análise temática efetuada permite destacar enquanto resultados principais: 1) o relatório social e/ou perícia psicológica como instrumentos cruciais de apoio na tomada de decisão judicial informada; 2) a atribuição de uma ampla valoração ao papel dos técnicos; 3) a importância das práticas colaborativas na qualidade da intervenção tutelar. Apesar de algumas limitações que podem ser identificadas, esta dissertação vem contribuir para a literatura no âmbito da justiça juvenil, ao demonstrar a relevância do trabalho colaborativo interinstitucional e dos contributos da avaliação técnica na tomada de decisão judicial que visam a melhoria da eficiência e da qualidade do sistema de justiça juvenil português, fulcral para se assegurar os direitos de jovens infratores.por
dc.description.abstractConsidering the relevance of collaborative work in the juvenile justice system for young people undergoing educational proceedings, this dissertation aimed to understand the relationship between psychology (and other social sciences) and law in judicial decisions within the context of juvenile justice system. For this purpose, a document analysis of 30 judicial cases and 24 individual interviews with magistrates (n=12) and social technicians (n=12) from the Directorate General for Reintegration and Prison Services (DGRSP) was conducted. The thematic analysis carried out highlights the following main results: 1) the social report and/or psychological assessment as crucial tools to support informed judicial decision-making; 2) a broad appreciation of the role of social workers; 3) the importance of collaborative practices in enhancing the quality of educational interventions. Despite some limitations that can be identified, this dissertation contributes to the literature on juvenile justice by demonstrating the importance of inter-institutional collaborative work and the contributions of technical assessments in judicial decision-making aimed at improving the efficiency and quality of the Portuguese juvenile justice system, which is crucial for ensuring the rights of young offenders.por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/PD%2FBD%2F150569%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectSistema tutelar educativopor
dc.subjectDecisão judicialpor
dc.subjectAvaliação técnicapor
dc.subjectPerspetivas de profissionais da justiça juvenilpor
dc.subjectPráticas colaborativaspor
dc.subjectJuvenile justice systempor
dc.subjectJudicial decision-makingpor
dc.subjectPsychosocial assessmentpor
dc.subjectJuvenile justice professionals perspectivespor
dc.subjectCollaborative practicespor
dc.titleA relação entre a psicologia e o direito nas decisões judiciais no âmbito de processos tutelares educativos: Perspetivas de magistrados e técnicospor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101644329por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapor
dc.subject.apa3040por
dc.subject.apa4200por
dc.subject.apa13000 Social psychologypor
dc.subject.apa14200 Forensic psychology and legal issuespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_elisabete_pessanha_rodrigues.pdf1,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons