Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34650
Autoria: Gonçalves, Juliana Patrícia Balsa
Orientação: Costa, Patrícia Lopes
Data: 22-Nov-2024
Título próprio: Understanding the emergence of team perceived virtuality: The effects of structural virtuality, collectivism, and e-leadership e-communication competence on collectively perceived information deficits
Referência bibliográfica: Gonçalves, J. P. B. (2024). Understanding the emergence of team perceived virtuality: The effects of structural virtuality, collectivism, and e-leadership e-communication competence on collectively perceived information deficits [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34650
Palavras-chave: Virtual teamwork
Team perceived virtuality
Collectively perceived information deficits
E-leadership e-communication competence
Collectivism
Structural virtuality
Trabalho em equipa virtual
Virtualidade percebida pela equipa
Défices de informação coletivamente percebidos
Competência de e-comunicação da e-liderança
Coletivismo
Virtualidade estrutural
Resumo: Virtuality is a crucial topic in management studies for exploring how teams can be effective in this digital age. However, prior research on virtual teamwork has focused almost exclusively on examining virtuality as an objective construct, with few studies exploring its subjective dimensions. Inspired by this issue, this study draws on the theory and framework of team perceived virtuality (TPV) developed by Handke et al. (2021) and aims to identify factors that affect how more or less virtual individuals perceive their team to be. Specifically, it investigates the impact of structural virtuality on collectively perceived information deficits and the moderating effects of collectivism and e-leadership e-communication competence on this relationship. 208 professionals of different nationalities, job functions, and industries participated by completing an online questionnaire. The findings did not support the proposed relationships but revealed that e-communication competence exerts a significant and negative direct influence on the levels of collectively perceived information deficits (β = –.344, p = < .001), which implies that organizations should seriously consider enabling e-leaders to develop the ability to communicate clearly and appropriately through the effective use of information and communication technologies (ICTs). In addition, the findings expose opportunities for future research, such as exploring other mechanisms through which e- leadership can influence TPV and reaching beyond the physical properties of a single ICT to understand how structural virtuality causes TPV to emerge.
A virtualidade é um tópico crucial nos estudos de gestão para explorar a forma como as equipas podem ser eficazes nesta era digital. Contudo, os estudos sobre o trabalho em equipa virtual têm-se fortemente centrado na análise da virtualidade como uma construção objetiva, tendo poucos explorado as suas dimensões subjetivas. Inspirado por esta questão, este estudo baseia- se na teoria da virtualidade percebida pela equipa (TPV) desenvolvida por Handke et al. (2021) e visa identificar os fatores que afetam a perceção que os indivíduos têm da sua equipa como mais ou menos virtual. Especificamente, investiga o impacto da virtualidade estrutural nos défices de informação coletivamente percebidos e os efeitos moderadores do coletivismo e da competência de e-comunicação da e-liderança nesta relação. 208 profissionais de diferentes nacionalidades, funções e setores participaram preenchendo um questionário online. Os resultados não apoiaram as hipóteses propostas, mas revelaram que a competência de e- comunicação exerce uma influência direta significativa e negativa sobre os níveis de défices de informação coletivamente percebidos (β = –.344, p = < .001), o que implica que as organizações devem considerar permitir que os e-líderes desenvolvam a capacidade de comunicar de forma clara e adequada através da utilização eficaz das tecnologias de informação e da comunicação (TIC). Os resultados revelam ainda oportunidades de investigação futura, como a exploração de outros mecanismos através dos quais a e-liderança pode influenciar a TPV e ir além das propriedades físicas de uma única TIC para compreender como a virtualidade estrutural faz surgir a TPV.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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