Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/34631
Author(s): | Caseiro, Inês Galvão |
Advisor: | Cardoso, Gustavo Cameira, Emanuel |
Date: | 30-Jan-2025 |
Title: | "O BookTok influenciou-me a ler este livro": Um estudo exploratório sobre as hábitos de leitura e a utilização das redes sociais dos jovens portugueses |
Reference: | Caseiro, I. G. (2024). "O BookTok influenciou-me a ler este livro": Um estudo exploratório sobre as hábitos de leitura e a utilização das redes sociais dos jovens portugueses [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34631 |
Keywords: | Hábitos de leitura Redes sociais online TikTok Influência Comunidade -- Community Literatura -- Literature Reading Online social media Influencing |
Abstract: | A literatura é uma arte que, com o passar dos anos, foi sendo desvalorizada, principalmente com o surgimento da Internet. As redes sociais online vieram aproximar pessoas com os mesmos hábitos, gostos e princípios, ligando-as entre si.
O TikTok é uma destas redes sociais online que, com os seus vídeos de curta duração e animações dinâmicas, se tornou relevante, principalmente durante a pandemia de COVID-19. E se, nesta plataforma, surgisse uma comunidade com interesse na literatura, que viesse transformar a forma como e o que lemos, atraindo o interesse da audiência para esta arte?
Este estudo exploratório do #BookTok, comunidade literária que reúne numa única hashtag os apaixonados pela leitura, pretende compreender as suas dimensões, as valências e as fragilidades, assim como perceber como esta plataforma pode ter alterado os hábitos de leitura dos mais antigos aos mais recentes leitores.
Para isto, foi realizado um inquérito por questionário e por entrevista, que foram posteriormente analisados. Obtiveram-se 117 respostas ao questionário e 11 entrevistas, que permitiram evidenciar que o #BookTok providenciou não só uma nova fonte de recomendações, como provocou um aumento do ritmo e da frequência de leitura de quem já lia, reavivar este gosto pela literatura de quem o havia perdido e, ainda, ir ao encontro de quem não costumava ler. O #BookTok veio influenciar novos livros e dar palco a novos autores, alterando o paradigma da literatura para as pessoas que nele participam. Literature is an art that has been devalued over the years, especially with the rise of the Internet. Online social media have brought people together: having the same habits, goals, hobbies, interests or principles is what links people. TikTok is one of these online social media which, with its short videos and dynamic animations, has become relevant, notably during the COVID-19 pandemic. What if, on this platform, a community with an interest in literature emerged, transforming the way we read and what we read, attracting the audience's interest in this art? This exploratory study of #BookTok, a literary community that brings together reading enthusiasts in a single hashtag, aims to understand its dimensions, strengths and weaknesses, as well as show how this platform may have changed the reading habits of the oldest and newest readers. To this end, a questionnaire and interview were carried out and analysed. There were 117 responses to the questionnaire and 11 interviews, which showed that #BookTok not only provided a new source of recommendations, but also increased the pace and frequency of reading for those who already read, revived an interest for reading in those who had lost it and reached out to those who didn't read in the first place. #BookTok has influenced people to read different books than those they’re used to and given a stage to new authors, changing the paradigm of literature for the people who take part of this community. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Gestão de Novos Media |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_ines_galvao_caseiro.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License