Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/34591
Author(s): | Rebelo, Aríete de Jesus da Silva |
Advisor: | Martins, Luís Carlos da Silva |
Date: | 20-Feb-2025 |
Title: | Plano de marketing para o curso de medicina da FCS da UPRA - Universidade Privada de Angola |
Reference: | Rebelo, A. de J. da S. (2024). Plano de marketing para o curso de medicina da FCS da UPRA - Universidade Privada de Angola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34591 |
Keywords: | Ensino a distância Marketing educacional Plano de marketing -- Marketing plan Gestão estratégica Marketing digital -- Digital marketing Estratégia de marketing Distance learning Educational marketing Strategic management Financial sustainability |
Abstract: | Esta tese aborda o desenvolvimento de um plano de marketing para a implementar o Ensino a Distância (EAD) na Universidade Privada de Angola (UPRA), com especial enfoque no Curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Este curso assume uma relevância estratégica, não apenas pela sua importância académica e social, mas também pela necessidade de promover os serviços educativos da universidade.
Sendo o curso de Medicina a principal fonte de sustentabilidade financeira da instituição, esta pesquisa qualitativa procurou identificar os desafios e oportunidades associadas ao EAD. A análise foi sustentada por uma revisão de literatura sobre os temas de Marketing, Plano de Marketing, Marketing Educacional e Digital, Marketing Estratégico e Ensino a Distância, fornecendo o suporte teórico necessário para a criação de estratégias eficazes de captação e retenção de estudantes no ensino superior
A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, sustentada pela técnica de análise de conteúdo. A pesquisa envolveu entrevistas semiestruturadas com intervenientes internos da UPRA e externas, incluindo a responsável pelo curso de Pós-Graduação totalmente online do Instituto Politécnico do Piaget de Almada e uma participante da primeira edição do curso. Adicionalmente, foram considerados testemunhos, incluindo o da autora da tese, bem como análise documental. O objetivo foi avaliar a viabilidade da implementação do EAD, considerando a realidade do mercado angolano, as necessidades dos alunos e as potencialidades da UPRA.
Os resultados da pesquisa indicaram a necessidade de capacitação docente e da adaptação de metodologias práticas através do uso de tecnologias de simulação, especialmente relevantes para cursos de saúde. Concluiu-se que, com as recomendações adequadas, como o reforço na formação dos professores, a melhoria da comunicação interna e a implementação de um sistema de apoio contínuo aliado a uma avaliação ajustável, a implementação do EAD possui um grande potencial para ampliar o acesso ao ensino superior em Angola, aumentar a formação de profissionais de saúde e fortalecer a sustentabilidade financeira da UPRA. This thesis addresses the development of a marketing plan to implement Distance Learning (EAD) at the Private University of Angola (UPRA), with a special focus on Medicine at the Faculty of Health Sciences (FCS). This course assumes strategic relevance, not only because of its academic and social importance, but also because of the need to promote the university's educational services. As the Medicine course is the institution's main source of financial sustainability, this qualitative research sought to identify the challenges and opportunities associated with distance learning. The analysis was supported by a literature review on the topics of Marketing, Marketing Plan, Educational and Digital Marketing, Strategic Marketing and Distance Learning, providing the necessary theoretical support for the creation of effective strategies for attracting and retaining students in education. upper The methodology used was a qualitative approach, supported by the content analysis technique. The research involved semi-structured interviews with internal and external UPRA stakeholders, including the person responsible for the fully online Postgraduate course at the Instituto Politécnico do Piaget de Almada and a participant in the first edition of the course. Additionally, testimonies were considered, including that of the thesis author, as well as documentary analysis. The objective was to evaluate the feasibility of implementing EAD, considering the reality of the Angolan market, the needs of students and the potential of UPRA. The research results indicated the need for teacher training and the adaptation of practical methodologies using simulation technologies, especially relevant for health courses. It was concluded that, with appropriate recommendations, such as strengthening teacher training, improving internal communication and implementing a continuous support system combined with adjustable assessment, the implementation of distance learning has great potential to expand access to higher education in Angola, increase the training of health professionals and strengthen UPRA's financial sustainability. |
Department: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Degree: | Mestrado em Gestão Aplicada |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_ariete_silva_rebelo.pdf Restricted Access | 1,82 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License