Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34546
Autoria: Sequeira, Gércia Vânia de Saldanha
Orientação: Pereira, Rúben
Ferreira, João Carlos Amaro
Data: 31-Jan-2025
Título próprio: Simulação empresarial em contexto de tecnologias emergentes: Caso SPEE
Referência bibliográfica: Sequeira, G. V. de S. (2024). Simulação empresarial em contexto de tecnologias emergentes: Caso SPEE [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34546
Palavras-chave: Simulação empresarial
Educação -- Education
Tecnologias
Transformação digital -- Digital transformation
Business simulation
Emerging technologies
Ensino superior -- Higher education
Resumo: Este estudo analisou os fatores a considerar para a atualização de sistemas de simulação empresarial no contexto da transformação digital impulsionada pelas tecnologias emergentes. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada no estudo do Sistema de Práticas Empresariais e Empreendedorismo (SPEE), o principal simulador empresarial em Moçambique, com o objetivo de identificar fatores críticos para a sua modernização. A investigação, desenvolvida a partir de um estudo de caso único, incluiu revisão de literatura, análise documental e entrevistas, permitindo identificar cinco dimensões-chave: realismo, multidisciplinaridade, comunicação e interação, facilidade de uso e assistência, e acessibilidade e escala. A pesquisa concluiu que os fatores de maior destaque são o grau de complexidade do mercado local, a automação e eficiência operacional, o estágio em que se encontra a literacia digital e a infraestrutura tecnológica, a antecipação de cenários futuros e a melhoria da experiência do utilizador. A consideração destes fatores apontou a integração de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA), Blockchain e Realidade Virtual (RV), como formas de promover maior realismo, adaptabilidade e envolvimento dos utilizadores. Foram também recomendadas soluções híbridas que combinem acessibilidade online e offline como estratégia para superar as limitações de infraestrutura tecnológica em países em desenvolvimento. Os resultados apresentam diretrizes práticas para alinhar o SPEE às exigências educacionais e do mercado contemporâneo, reforçando o seu papel no ensino superior.
This study analyzed the factors to consider for updating business simulation systems in the context of digital transformation driven by emerging technologies. To this end, a qualitative research approach was conducted based on the study of the Business Practices and Entrepreneurship System (SPEE), the leading business simulator in Mozambique, with the aim of identifying critical factors for its modernization. The investigation, developed through a single case study, included a literature review, document analysis, and interviews, allowing the identification of five key dimensions: realism, multidisciplinarity, communication and interaction, ease of use and support, and accessibility and scalability. The research concluded that the most prominent factors are the complexity of the local market, automation and operational efficiency, the stage of digital literacy and technological infrastructure, the anticipation of future scenarios, and the improvement of the user experience. The consideration of these factors pointed to the integration of emerging technologies such as Artificial Intelligence (AI), Blockchain, and Virtual Reality (VR) as ways to promote greater realism, adaptability, and user engagement. Hybrid solutions combining online and offline accessibility were also recommended as a strategy to overcome technological infrastructure limitations in developing countries. The findings provide practical guidelines for aligning SPEE with contemporary educational and market demands, reinforcing its role in higher education.
Designação do Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Designação do grau: Mestrado em Tecnologias Digitais para o Negócio
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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