Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34518
Author(s): Esteves, Pedro Miguel Monteiro
Advisor: Costa, Renato Jorge Lopes da
Gonçalves, Rui Alexandre Henriques
Date: 26-Nov-2024
Title: Plano de negócio Campural Hotel – Campo, Caldas da Rainha
Reference: Esteves, P. M. M. (2024). Plano de negócio Campural Hotel – Campo, Caldas da Rainha [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34518
Keywords: Turismo rural -- Rural tourism
Hotelaria -- Hotel industry
Sustentabilidade -- Sustainability
Estudo de viabilidade
Estratégia de negócios
Turismo -- Tourism
Portugal
Feasibility analysis
Business strategy
Abstract: O presente trabalho apresenta um plano de negócios para a criação do Campural Hotel, um hotel rural localizado na aldeia do Campo, concelho de Caldas da Rainha, Portugal. O principal objetivo desta dissertação é explorar a viabilidade económica e operacional de transformar um imóvel existente num empreendimento hoteleiro inovador e sustentável. O projeto tem como objetivo oferecer aos hóspedes uma experiência única, focada no contacto com a natureza, bem-estar e tranquilidade, promovendo a atratividade turística da região. Através de uma análise detalhada de mercado, da caracterização do setor do turismo e da aplicação de ferramentas estratégicas como a análise VRIO e a cadeia de valor, este plano de negócios explora as oportunidades e os desafios inerentes ao setor. O estudo também apresenta uma avaliação financeira, detalhando os pressupostos, previsões de vendas, custos e o capital necessário para a implementação do projeto. Desta forma, conclui-se que o Campural Hotel tem potencial para se tornar uma referência no turismo rural e de bem-estar, contribuindo para o desenvolvimento económico da região do Campo.
The present work presents a business plan for the creation of Campural Hotel, a rural hotel located in the village of Campo, in the municipality of Caldas da Rainha, Portugal. The main objective of this dissertation is to explore the economic and operational feasibility of transforming an existing property into an innovative and sustainable hotel venture. The project aims to offer guests a unique experience, focused on nature, well-being, and tranquility, while promoting the region’s tourist appeal. Through a detailed market analysis, characterization of the tourism sector, and the application of strategic tools such as VRIO analysis and the value chain, this business plan explores the opportunities and challenges inherent in the sector. The study also presents a financial evaluation, detailing the assumptions, sales forecasts, costs, and the capital required for the project’s implementation. Thus, it is concluded that Campural Hotel has the potential to become a reference in rural and wellness tourism, contributing to the economic development of the Campo region.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_pedro_monteiro_esteves.pdf
  Restricted Access
4,65 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.