Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34508
Author(s): Hanif, Naylla Momade
Advisor: Costa, Renato Jorge Lopes da
Pereira, António Ângelo Machado Matos
Date: 25-Nov-2024
Title: Impactos da utilização da Inteligência Artificial (IA) no Marketing: Vantagens e desafios
Reference: Hanif, N. M. (2024). Impactos da utilização da Inteligência Artificial (IA) no Marketing: Vantagens e desafios [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34508
Keywords: Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Marketing -- Marketing
Personalização
Automação de processos
Customization
Process automation
Abstract: A tecnologia de Inteligência Artificial ganhou um impulso significativo nos últimos anos, graças ao seu crescimento e impacto na transformação de diferentes setores, incluindo o Marketing. Esta dissertação tem como objetivo identificar as ferramentas mais utilizadas e perceber os impactos e potenciais riscos da utilização da IA no Marketing. Para tal, foi adotada a metodologia de abordagem qualitativa, recorrendo-se as 15 entrevistas com os responsáveis profissionais de Marketing. A partir das entrevistas e de sua análise, ficou evidente que a IA, apresenta diversas ferramentas por otimizar processos, melhorar a personalização e aumentar a eficácia das campanhas. Entre as mais populares estão chatbots, plataformas de análise de dados, ferramentas de automação, criação de conteúdo, personalização e segmentação. Além disso, a IA tem proporcionando análise de grandes volumes de dados, as empresas conseguem entender melhor o comportamento e as preferências dos clientes, permitindo a criação de campanhas mais direcionadas e eficazes, a automação de processos, como a segmentação de público e a otimização de anúncios, não só aumenta a eficiência, mas também libera os profissionais de Marketing para se concentrarem em estratégias criativas e inovação. A IA também facilita a personalização em tempo real, gerando experiências únicas que promovem uma maior fidelização dos clientes, gerando mais receitas. Entretanto, há a preocupação com o risco de vazamento de dados dos clientes e possíveis violações das políticas de segurança, aumento de custos, dependência de algoritmos o que exige conscientização. A investigação traz um contributo para o enriquecimento do conhecimento científico de investigadores, profissionais e organizações.
Artificial Intelligence technology has gained significant momentum in recent years, driven by its growth and impact on the transformation of various sectors, including Marketing. This dissertation aims to identify the most widely used tools and to understand the impacts and potential risks of using AI in Marketing. To achieve this, a qualitative approach was adopted, involving 15 interviews with Marketing professionals. From the interviews and their analysis, it became clear that AI offers various tools to optimize processes, enhance personalization, and increase the effectiveness of campaigns. Among the most popular are chatbots, data analysis platforms, automation tools, content creation, personalization, and segmentation. Moreover, AI has enabled the analysis of large volumes of data, allowing companies to better understand customer behaviors and preferences, which facilitates the creation of more targeted and effective campaigns. The automation of processes, such as audience segmentation and optimization, not only increases efficiency but also frees Marketing professionals to focus on creative strategies and innovation. AI also facilitates real-time personalization, generating unique experiences that foster greater customer loyalty and increased revenue. However, there are concerns about the risk of customer data breaches and potential violations of security policies, rising costs, and dependence on algorithms, which necessitates awareness. The investigation contributes to enriching the scientific knowledge of researchers, professionals, and organizations.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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