Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34482
Autoria: Carraça, João Pedro Rica Soares
Orientação: Abrantes, Pedro António da Silva
Data: 10-Fev-2025
Título próprio: Faltam professores: Uma análise da influência das condições socioprofissionais docentes na escolha dos jovens pela profissão
Referência bibliográfica: Carraça, J. P. R. S. (2024). Faltam professores: Uma análise da influência das condições socioprofissionais docentes na escolha dos jovens pela profissão [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34482
Palavras-chave: Escassez de docentes
Precariedade
Jovem -- Young
Profissão -- Profession
Teacher shortages
Work
Resumo: A escassez de docentes, em Portugal, tem deixado milhares de alunos, anualmente, sem professor a uma, ou mais disciplinas e, enquanto o ritmo de aposentação docente acelera, o número de inscritos em cursos profissionalizantes continua insuficiente face às necessidades projetadas. As investigações em torno das motivações para a docência, têm-se centrado em quem já se encontra em formação ou no exercício da profissão, contudo, é precisamente quem já a considerou seguir, mas não o fez, que melhor poderá informar sobre a atratividade da mesma. Procurou-se então compreender, partindo da perspetiva analítica da precariedade, como é que as condições socioprofissionais dos jovens docentes contratados a termo certo influenciam a escolha de jovens estudantes pela profissão. Neste sentido, desenvolveu-se uma investigação exploratória assente no método misto sequencial, numa primeira abordagem intensiva realizaram-se entrevistas semidiretivas com docentes, do ensino básico e secundário público, contratados a termo na Grande Lisboa e, posteriormente, numa abordagem extensiva aplicou-se um inquérito por questionário a jovens estudantes das Faculdades de Letras e de Ciências da Universidade de Lisboa. Os resultados evidenciam que a instabilidade contratual e a baixa remuneração são perceções relativas à profissão docente com elevada concordância entre os jovens, bem como, a intensificação da carga laboral docente, e o desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Estes resultados sugerem que estabilidade e valorização remuneratória docente, bem como, a melhoria da sua carga laboral, nomeadamente a não letiva, poderão constituir importantes eixos de ação para políticas de melhoria da atratividade da profissão junto dos jovens.
Teacher shortages, in Portugal, have left thousands of students each year without teachers in one or more subjects. As the teacher retirement accelerates, the number of enrollments in teacher training programs remains insufficient compared to the projected needs. Research on motivations for pursuing teaching has primarily focused on those already in training or actively working in the profession. However, it is precisely those who have considered teaching but ultimately decided against it who may provide the most valuable insights into the profession's attractiveness. This study aimed to understand, from a precarity perspective, how the socio-professional conditions of young contract teachers influence students' decisions about entering the profession. An exploratory sequential mixed-methods approach was applied. First, semi-structured interviews were conducted with temporary public-school teachers (primary and secondary levels) in the Greater Lisbon area. Following this intensive approach, a questionnaire survey was conducted with students from the Faculty of Letters and Faculty of Sciences at the University of Lisbon. The findings highlight that contractual instability and low remuneration are significant perceptions of the teaching profession among young people, along with concerns about the intensification of teaching workload and an imbalance between personal and professional life. These results suggest that promoting job stability and wage increases, as well as reducing the non-teaching workload, could be key action areas for policies aiming to enhance the attractiveness of the teaching profession among young people.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Políticas Públicas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_Joao_soares_carraca.pdf
  Restricted Access
6,57 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons