Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34482
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dc.contributor.advisorAbrantes, Pedro António da Silva-
dc.contributor.authorCarraça, João Pedro Rica Soares-
dc.date.accessioned2025-05-19T14:09:45Z-
dc.date.issued2025-02-10-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationCarraça, J. P. R. S. (2024). Faltam professores: Uma análise da influência das condições socioprofissionais docentes na escolha dos jovens pela profissão [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34482por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34482-
dc.description.abstractA escassez de docentes, em Portugal, tem deixado milhares de alunos, anualmente, sem professor a uma, ou mais disciplinas e, enquanto o ritmo de aposentação docente acelera, o número de inscritos em cursos profissionalizantes continua insuficiente face às necessidades projetadas. As investigações em torno das motivações para a docência, têm-se centrado em quem já se encontra em formação ou no exercício da profissão, contudo, é precisamente quem já a considerou seguir, mas não o fez, que melhor poderá informar sobre a atratividade da mesma. Procurou-se então compreender, partindo da perspetiva analítica da precariedade, como é que as condições socioprofissionais dos jovens docentes contratados a termo certo influenciam a escolha de jovens estudantes pela profissão. Neste sentido, desenvolveu-se uma investigação exploratória assente no método misto sequencial, numa primeira abordagem intensiva realizaram-se entrevistas semidiretivas com docentes, do ensino básico e secundário público, contratados a termo na Grande Lisboa e, posteriormente, numa abordagem extensiva aplicou-se um inquérito por questionário a jovens estudantes das Faculdades de Letras e de Ciências da Universidade de Lisboa. Os resultados evidenciam que a instabilidade contratual e a baixa remuneração são perceções relativas à profissão docente com elevada concordância entre os jovens, bem como, a intensificação da carga laboral docente, e o desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Estes resultados sugerem que estabilidade e valorização remuneratória docente, bem como, a melhoria da sua carga laboral, nomeadamente a não letiva, poderão constituir importantes eixos de ação para políticas de melhoria da atratividade da profissão junto dos jovens.por
dc.description.abstractTeacher shortages, in Portugal, have left thousands of students each year without teachers in one or more subjects. As the teacher retirement accelerates, the number of enrollments in teacher training programs remains insufficient compared to the projected needs. Research on motivations for pursuing teaching has primarily focused on those already in training or actively working in the profession. However, it is precisely those who have considered teaching but ultimately decided against it who may provide the most valuable insights into the profession's attractiveness. This study aimed to understand, from a precarity perspective, how the socio-professional conditions of young contract teachers influence students' decisions about entering the profession. An exploratory sequential mixed-methods approach was applied. First, semi-structured interviews were conducted with temporary public-school teachers (primary and secondary levels) in the Greater Lisbon area. Following this intensive approach, a questionnaire survey was conducted with students from the Faculty of Letters and Faculty of Sciences at the University of Lisbon. The findings highlight that contractual instability and low remuneration are significant perceptions of the teaching profession among young people, along with concerns about the intensification of teaching workload and an imbalance between personal and professional life. These results suggest that promoting job stability and wage increases, as well as reducing the non-teaching workload, could be key action areas for policies aiming to enhance the attractiveness of the teaching profession among young people.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEscassez de docentespor
dc.subjectPrecariedadepor
dc.subjectJovem -- Youngpor
dc.subjectProfissão -- Professionpor
dc.subjectTeacher shortagespor
dc.subjectWorkpor
dc.titleFaltam professores: Uma análise da influência das condições socioprofissionais docentes na escolha dos jovens pela profissãopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203893050por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticaspor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Políticas Públicaspor
dc.date.embargo2026-02-10-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciência Política e Políticas Públicaspor
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