Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34452
Author(s): Rosário, Maíra Alexandra Figueiredo do
Advisor: Paio, Alexandra Cláudia Rebelo
Graça, Ana Catarina
Date: 27-Nov-2024
Title: Espaços sensoriais: Quando a arquitetura envolve todos os sentidos na vivência urbana
Reference: Rosário, M. A. F. do (2024). Espaços sensoriais: Quando a arquitetura envolve todos os sentidos na vivência urbana [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34452
Keywords: Espaço público
Cidade sensorial
Neurodiversidade
Public space
Sensory city
Neurodiversity
Galinheiras/Ameixoeira
Abstract: O Projeto Final de Arquitetura (PFA) insere-se no LabTur 2.0 - Laboratório de Ensaio de Metodologias de Intervenção na Cidade Existente, com o objetivo central de articular o conceito de cidade sensorial com os princípios da regeneração urbana e dos processos participativos. Esta abordagem visa não apenas melhorar a qualidade do ambiente urbano, mas também promover a coesão social e o empoderamento das comunidades locais, incentivando a sua participação ativa nos processos de transformação do seu território. Ao fomentar um sentido de pertença e uma maior conexão com o espaço público, especialmente com a rua, as intervenções urbanas podem contribuir para a criação de ambientes urbanos mais inclusivos e sustentáveis. O objeto de estudo deste projeto é a freguesia de Santa Clara, especificamente as áreas das Galinheiras e Ameixoeira, um território urbano caracterizado por diversos desafios estruturais e sociais. O estudo surge da pergunta: Como a implementação de uma cidade sensorialmente acessível, pode promover a inclusão social e o desenvolvimento integral das crianças, com especial enfoque nas neurodivergentes, nas áreas urbanas vulneráveis? O projeto que se apresenta propõe repensar a regeneração urbana do espaço público ao longo do percurso do território em estudo de forma a favorecer o desenvolvimento das crianças, estimulando as suas capacidades sensoriais, motoras, cognitivas e sociais. Para tal, estão previstas intervenções que promovem uma cidade sensorialmente acessível a todos os seus utilizadores, incentivando a inclusão e a interação com o ambiente. A intervenção é planeada de forma a integrar diferentes zonas que estimulem os sentidos, proporcionando experiências que promovam o bem-estar físico e mental. Estas são projetadas para contribuir para o crescimento das crianças num ambiente inclusivo, acessível e estimulante.
The Final Architecture Project (PFA) is part of LabTur 2.0 - Laboratory for Testing Intervention Methodologies in Existing Cities, with the central objective of articulating the concept of a sensory city with the principles of urban regeneration and participatory processes. This approach aims not only to improve the quality of the urban environment, but also to promote social cohesion and the empowerment of local communities, encouraging their active participation in the processes of transformation of their territory. By fostering a sense of belonging and a greater connection with public space, especially with the street, since urban interventions can contribute to the creation of more inclusive and sustainable urban environments. The object of study of this project is Santa Clara, specifically the area of Galinheiras and Ameixoeira, an urban territory characterized by several structural and social challenges. The study arises from the question: How can the implementation of a sensory accessible city can promote social inclusion and the integral development of children, with a special focus on neurodivergent children, in vulnerable urban areas? The proposed project aims to offset the urban regeneration of public spaces along the territory under study in order to promote the development of children, stimulating their sensory, motor, cognitive and social skills. To this end, actions are planned to promote a sensory-accessible city for all its users, encouraging inclusion and interaction with the environment. The intervention is planned to integrate different areas that stimulate the senses, providing experiences that promote physical and mental well-being. These are designed to contribute to the growth of children in an inclusive, accessible and stimulating environment.
Department: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Degree: Mestrado Integrado Arquitetura
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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