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http://hdl.handle.net/10071/34445
Autoria: | Vieira, Isidoro António Gomes Barbosa |
Orientação: | Mauritti, Rosário |
Data: | 15-Jan-2025 |
Título próprio: | A Influência dos novos media na disseminação do discurso populista sobre a imigração e as desigualdades em Portugal |
Referência bibliográfica: | Vieira, I. A. G. B. (2025). A Influência dos novos media na disseminação do discurso populista sobre a imigração e as desigualdades em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34445 |
Palavras-chave: | Imigração -- immigration Meios de comunicação -- Media Desigualdades Populismo -- Populism Inequality |
Resumo: | Nos últimos anos, temos assistido a uma reconfiguração dos meios de comunicação. A rádio e a televisão deram lugar a plataformas digitais como o «X», o Youtube entre outras espaços de difusão online que se constituem como essenciais na disseminação de informação diretamente para o público. Com o advento destas redes, estas plataformas passaram a funcionar como uma “arena política”, onde os diversos atores políticos utilizam-nas para comunicar com uma audiência que consome diariamente este conteúdo.
Exemplo disso é o Partido Chega em Portugal, que desde a sua fundação em 2019, se mostrou bastante empenhado em instrumentalizar diferentes tematizações nos novos media, onde, temos assistido a um incremento de uma comunicação de ostracização a comunidades migrantes em Portugal, que, de certo ponto, tem perpetuado noções estigmatizantes e preconceituosas face a estas comunidades.
Desse modo, o presente texto pretende analisar o caso do Partido Chega e como sua retórica de índole populista tem polarizado perceções sobre a comunidade imigrante em Portugal. In recent years, we have witnessed a reconfiguration of the media. Radio and television have given way to digital platforms such as «X», YouTube and other online dissemination spaces that stand out as essential in disseminating information directly to the public. With the advent of these networks, these platforms began to function as a “political arena”, where different political actors use them to communicate with an audience that consumes this content daily. An example of this is the portuguese political party “Chega”, which since its founding in 2019, has been very committed to instrumentalizing different themes in the new media, where we have seen an increase in ostracizing communication towards migrant communities in Portugal, which, to a certain extent, perpetuates stigmatizing and prejudiced notions towards these communities. Therefore, this text intends to analyze the case of the “Partido Chega” and how its populist rhetoric has polarized perceptions about the immigrant community in Portugal. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Mestrado em Políticas Públicas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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