Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34445
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMauritti, Rosário-
dc.contributor.authorVieira, Isidoro António Gomes Barbosa-
dc.date.accessioned2025-05-15T12:43:01Z-
dc.date.issued2025-01-15-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationVieira, I. A. G. B. (2025). A Influência dos novos media na disseminação do discurso populista sobre a imigração e as desigualdades em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34445por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34445-
dc.description.abstractNos últimos anos, temos assistido a uma reconfiguração dos meios de comunicação. A rádio e a televisão deram lugar a plataformas digitais como o «X», o Youtube entre outras espaços de difusão online que se constituem como essenciais na disseminação de informação diretamente para o público. Com o advento destas redes, estas plataformas passaram a funcionar como uma “arena política”, onde os diversos atores políticos utilizam-nas para comunicar com uma audiência que consome diariamente este conteúdo. Exemplo disso é o Partido Chega em Portugal, que desde a sua fundação em 2019, se mostrou bastante empenhado em instrumentalizar diferentes tematizações nos novos media, onde, temos assistido a um incremento de uma comunicação de ostracização a comunidades migrantes em Portugal, que, de certo ponto, tem perpetuado noções estigmatizantes e preconceituosas face a estas comunidades. Desse modo, o presente texto pretende analisar o caso do Partido Chega e como sua retórica de índole populista tem polarizado perceções sobre a comunidade imigrante em Portugal.por
dc.description.abstractIn recent years, we have witnessed a reconfiguration of the media. Radio and television have given way to digital platforms such as «X», YouTube and other online dissemination spaces that stand out as essential in disseminating information directly to the public. With the advent of these networks, these platforms began to function as a “political arena”, where different political actors use them to communicate with an audience that consumes this content daily. An example of this is the portuguese political party “Chega”, which since its founding in 2019, has been very committed to instrumentalizing different themes in the new media, where we have seen an increase in ostracizing communication towards migrant communities in Portugal, which, to a certain extent, perpetuates stigmatizing and prejudiced notions towards these communities. Therefore, this text intends to analyze the case of the “Partido Chega” and how its populist rhetoric has polarized perceptions about the immigrant community in Portugal.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectImigração -- immigrationpor
dc.subjectMeios de comunicação -- Mediapor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.subjectPopulismo -- Populismpor
dc.subjectInequalitypor
dc.titleA Influência dos novos media na disseminação do discurso populista sobre a imigração e as desigualdades em Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203830920por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticaspor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Políticas Públicaspor
dc.date.embargo2025-01-15-
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciência Política e Políticas Públicaspor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_isidoro_barbosa_vieira.pdf771,04 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.