Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34408
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlturas, Bráulio Alexandre Barreira-
dc.contributor.authorTorrinha, Ana Catarina de São Roque-
dc.date.accessioned2025-05-13T15:15:59Z-
dc.date.available2025-05-13T15:15:59Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationTorrinha, A. C. de S. R. (2024). Perceção do consumidor na escolha destas plataformas de Streaming: Spotify vs Apple Music [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34408por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34408-
dc.description.abstractNos dias de hoje não existe ninguém que não oiça música, no entanto a forma como a ouvimos tendo vindo a mudar ao longo dos anos. Atualmente a forma mais comum de ouvir música são as plataformas de streaming de música e a verdade é que já não conseguimos viver sem elas. Estas plataformas são usadas mundialmente e vieram possibilitar o utilizador de ouvir música em qualquer lugar. Existe, no entanto, uma vasta escolha no que diz respeito a plataformas de streaming, sendo as duas mais utilizadas o Spotify e a Apple Music. O presente estudo tem como objetivo responder à seguinte questão de investigação: “Quais os fatores que influenciam os consumidores na escolha da plataforma de streaming de música, Spotify ou Apple Music?”. Para responder à questão de investigação foram definidos objetivos: Identificar qual a preferência do consumidor, Spotify ou Apple Music; Perceber qual das plataformas de streaming tem maior adoção; Determinar o nível de ansiedade tecnológica dos utilizadores para cada uma das plataformas de streaming; Perceber se existem diferenças entre a facilidade de uso percebida entre as duas plataformas de streaming; Perceber se existem diferenças na adoção das plataformas de streaming de música entre géneros; Perceber se existem diferenças na adoção das plataformas de streaming de música entre faixas etárias. Foi possível atingir todos os objetivos tendo sido conseguido retirar as seguintes conclusões: O consumidor tem preferência pelo Spotify; A plataforma que tem maior adoção é o Spotify; A plataforma de streaming de música que causa maior ansiedade aos utilizadores é a Apple Music; O género tem masculino tem maior adoção a estas plataformas que o género feminino e por último que existe uma correlação negativa no que diz respeito adoção das plataformas de streaming de música entre faixas etárias.por
dc.description.abstractNowadays, there's no one who doesn't listen to music, but the way we listen to it has changed over the years. The most common way of listening to music today is through music streaming platforms and the truth is that we can no longer live without them. These platforms are used worldwide and have made it possible for users to listen to music anywhere. There is, however, a wide choice of streaming platforms, the two most widely used being Spotify and Apple Music. This study aims to answer the following research question: “What factors influence consumers when choosing a music streaming platform, Spotify or Apple Music?”. In order to answer the research question, the following objectives were defined: Identify consumer preference, Spotify or Apple Music; Understand which of the streaming platforms has greater adoption; Determine users' level of technological anxiety for each of the streaming platforms; Understand whether there are differences between the perceived ease of use of the two streaming platforms; Understand whether there are differences in the adoption of music streaming platforms between genders; Understand whether there are differences in the adoption of music streaming platforms between age groups. It was possible to achieve all the objectives and we were able to draw the following conclusions: Consumers have a preference for Spotify; the platform with the highest adoption is Spotify; the music streaming platform that causes users the most anxiety is Apple Music; the male gender has greater adoption of these platforms than the female gender and finally that there is a negative correlation regarding the adoption of music streaming platforms between age groups.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPlataformas de Streaming de Músicapor
dc.subjectSpotifypor
dc.subjectApple musicpor
dc.subjectMúsica -- Musicpor
dc.subjectAceitação de tecnologiapor
dc.subjectTAMpor
dc.subjectMusic streaming platformspor
dc.subjectTechnology acceptancepor
dc.titlePerceção do consumidor na escolha destas plataformas de Streaming: Spotify vs Apple Musicpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203830733por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Sistemas de Informaçãopor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciências e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_roque_torrinha.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.