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http://hdl.handle.net/10071/34405
Author(s): | Teixeira, José Nuno Oliveira Borges Rodrigues |
Advisor: | Teixeira, Nuno Alexandre dos Reis |
Date: | 15-Dec-2024 |
Title: | Plano de negócios e de marketing aplicado a um projeto vinícola |
Reference: | Teixeira, J. N. O. B. R. (2024). Plano de negócios e de marketing aplicado a um projeto vinícola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34405 |
Keywords: | Marketing de vinhos -- Wine marketing Marketing Business-to-Business Plano de marketing -- Marketing plan Empreendedorismo familiar Publicidade -- Publicity Business-to-Business marketing Family entrepreneurship Advertising |
Abstract: | Este plano de negócios é dedicado ao desenvolvimento de uma empresa dentro do setor vitivinícola, a Casa Agrícola da Sobreira, que visa maximizar o potencial das vinhas da família, localizadas na aldeia da Sobreira, na região de Trás-os-Montes. O foco principal deste plano de negócios é o desenvolvimento de um plano de marketing forte e eficaz que permita a entrada da empresa de forma eficiente dentro do mercado nacional, comercializando vinhos de qualidade que reflitam a tradição e autenticidade da região.
Ao longo do plano de negócios, foi realizada uma análise do setor vitivinícola, no qual, inclui uma avaliação da produção total e do consumo per capita em Portugal, e uma análise da atratividade do setor medida em diferentes parâmetros. Na apresentação da empresa, incluiu informações como a
missão, visão e valores da empresa, destacando o compromisso da Casa Agrícola da Sobreira com a qualidade e a tradição familiar. Após isso, foi realizada uma análise SWOT para identificar quais as principais forças e fraquezas da Casa Agrícola da Sobreira, bem como as oportunidades e ameaças do mercado.
Para a estruturação do modelo de negócio, foi utilizado o Business Model Canvas, que permitiu numa fase inicial visualizar e organizar os elementos chave para o bom funcionamento da empresa. No âmbito do plano de marketing, foram delineados os principais objetivos, como a construção da
notoriedade da marca e o reforço do posicionamento no mercado nacional, bem como os principais públicos-alvo desejados pela a empresa. Por último, foi utilizado a ferramenta Marketing Mix para definir as estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação, com a finalidade de assegurar
que a Casa Agrícola da Sobreira esteja preparada e bem posicionada para a sua entrada no mercado nacional. This business plan is dedicated to the development of a company in the wine sector, Casa Agrícola da Sobreira, which aims to maximize the potential of the family's vineyards, located in the village of Sobreira, in the Trás-os-Montes region. The main focus of this business plan is the development of a strong and effective marketing plan that will allow the company to enter the national market efficiently, marketing quality wines that reflect the tradition and authenticity of the region. Throughout the business plan, an analysis of the wine sector was carried out, including an assessment of total production and per capita consumption in Portugal, and an analysis of the sector's attractiveness measured in different parameters. The company presentation included information such as the company's mission, vision and values, highlighting Casa Agrícola da Sobreira's commitment to quality and family tradition. A SWOT analysis was then carried out to identify Casa Agrícola da Sobreira's main strengths and weaknesses, as well as the market's opportunities and threats. To structure the business model, the Business Model Canvas was used, which made it possible to initially visualize and organize the key elements for the company to function properly. As part of the marketing plan, the main objectives were outlined, such as building brand awareness and strengthening the company's position in the domestic market, as well as the main target audiences desired by the company. Finally, the Marketing Mix tool was used to define the product, price, distribution and communication strategies, with the aim of ensuring that Casa Agrícola da Sobreira is prepared and well positioned for its entry into the national market. |
Department: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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