Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34392
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Eunice Vieira-
dc.contributor.advisorGraça, João de Sousa-
dc.contributor.authorFerreira, Sofia Silva-
dc.date.accessioned2025-05-12T14:08:59Z-
dc.date.available2025-05-12T14:08:59Z-
dc.date.issued2025-04-22-
dc.date.submitted2024-12-
dc.identifier.citationFerreira, S. S. (2024). To be or not to be a foster family: A mixed methods approach to promote awareness, willingness and intention to become a foster parent [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34392por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34392-
dc.description.abstractFoster care is the preferred service for protecting children in need of placement; however, the reduced number of foster families (FF) highlights the need to develop recruitment campaigns. This dissertation aims to provide evidence of the factors associated with becoming a FF and how to use messages to increase awareness, willingness, and intention to foster. To this end, three studies were developed with the following specific objectives: (1) to analyze the perspectives of FF and professionals on factors associated with the decision to foster and recruitment strategies; (2) to identify factors associated with becoming a FF from a community sample, and (3) to design and evaluate theoretically informed messages. The results suggest that professionals, families, and people in the community consider that becoming a FF is fundamentally a result of reflective motivational processes (e.g., child-centered) and the availability of individual resources (i.e. self-efficacy, available time). For families and professionals, factors related to family, social support, and system resources are determining factors. Having an action plan was particularly significant for the community participants. Regarding the messages developed, the one that focused on overcoming the anticipation of separation from the foster child was found to be the most engaging and perceived as the most effective. In summary, the results of these three studies provide a theoretically innovative understanding of becoming a FF and can inform recruitment campaigns.por
dc.description.abstractO acolhimento familiar é a medida preferencial para proteger crianças em necessidade de uma medida de colocação, contudo o reduzido número de famílias de acolhimento (FA) reforça a necessidade de desenvolver campanhas de recrutamento. Esta dissertação pretende fornecer evidências sobre os fatores associados a tornar-se FA e sobre as mensagens a desenvolver para aumentar a consciencialização, a vontade e intenção de acolher. Para tal, foram desenvolvidos três estudos com os seguintes objetivos específicos: (1) analisar as perspetivas das FA e profissionais sobre fatores associados à decisão de acolher e estratégias de comunicação e recrutamento (Estudo 1); (2) identificar fatores associados a tornar-se FA a partir de uma amostra da comunidade (Estudo 2); (3) desenhar e avaliar mensagens teoricamente informadas (Estudo 3). Os resultados sugerem que profissionais, famílias e pessoas na comunidade consideram que tornar-se FA decorre fundamentalmente de processos motivacionais reflexivos (e.g., centrados na criança) e da disponibilidade de recursos pessoais (i.e., autoeficácia, tempo disponível). Para as famílias e profissionais, fatores relacionados com a família, suporte social e recursos do sistema são fatores determinantes. Ter um plano de ação revelou-se particularmente significativo para os participantes na comunidade. No que diz respeito às mensagens desenvolvidas, a que abordou a superação da antecipação da separação com a criança acolhida foi considerada a mais envolvente e foi percebida como a mais eficaz. Em suma, os resultados destes três estudos fornecem uma compreensão teoricamente inovadora sobre tornar-se FA e podem informar campanhas de recrutamento.por
dc.language.isoengpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//UI%2FBD%2F150992%2F2021/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectFoster carepor
dc.subjectFoster familiespor
dc.subjectRecruitment strategiespor
dc.subjectCommunication strategiespor
dc.subjectReasons for fosteringpor
dc.subjectAwarenesspor
dc.subjectAcolhimento familiarpor
dc.subjectFamílias de acolhimentopor
dc.subjectEstratégias de recrutamentopor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectRazões para acolherpor
dc.subjectConsciencializaçãopor
dc.titleTo be or not to be a foster family: A mixed methods approach to promote awareness, willingness and intention to become a foster parentpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101669143por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapor
dc.subject.apa2100por
dc.subject.apa2956por
dc.subject.apa3000por
dc.subject.apa12100 General psychologypor
dc.subject.apa12900 Social processes and social issuespor
dc.subject.apa13000 Social psychologypor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_sofia_silva_ferreira.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons