Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34357
Author(s): Kormann, Giullia
Advisor: Vieira, Jorge
Date: 11-Dec-2024
Title: Itinerário do Profeta Diário: Um estudo sobre a criação de conteúdo de turismo mediático, no Instagram, pelos fãs de Harry Potter
Reference: Kormann, G. (2024). Itinerário do Profeta Diário: Um estudo sobre a criação de conteúdo de turismo mediático, no Instagram, pelos fãs de Harry Potter [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34357
Keywords: Fandom
Turismo mediático
Harry Potter
Instagram
Criação de conteúdo
Media tourism
Content creation
Abstract: Esta dissertação investiga como os criadores de conteúdo do "fandom" de Harry Potter utilizam o Instagram para produzir e disseminar conteúdos de turismo mediático. O objetivo principal é perceber como os criadores de conteúdo atuam e quais os elementos fundamentais associados a este tipo de produção. Para tal, foi realizada uma pesquisa com métodos mistos: a) análise de cerca de 1.400 postagens em perfis do Instagram de 30 fãs trabalhadores; b) análise de redes com o "software" Gephi de 17 perfis de influenciadores, em dois cortes temporais: o primeiro de 14 de Novembro de 2023 a 5 de Março de 2024 e o segundo de 31 de Julho a 1 de Setembro de 2024; c) três entrevistas com criadoras de conteúdo, sendo duas por meio de videochamadas, realizadas em Junho e Julho de 2024, e uma por e-mail em Setembro de 2024; d) uma entrevista, através de chamada telefónica, com uma especialista no respetivo "fandom" em Agosto de 2024. Os resultados reunidos apontam que a produção imersiva de conteúdos de turismo mediático é fundamental e predominante, com a utilização de recursos como "cosplay", de forma a garantir a manutenção da comunidade, assim como as interações exponenciais proporcionadas pela utilização das redes sociais online (RSO) para tal disseminação. Conclui-se, então, que para a produção de conteúdo ser relevante neste contexto, é necessária a utilização de representações e recursos audiovisuais, com interações valiosas que mantêm os criadores engajados em continuar o processo de criação, que cultiva interações relevantes para o "fandom".
This dissertation investigates how content creators from the Harry Potter fandom use Instagram to produce and disseminate media tourism content. The main objective is to understand how content creators operate and which fundamental elements are associated with this type of production. To this end, a mixed-methods research approach was employed: a) analysis of approximately 1,400 posts on Instagram profiles from 30 working fans; b) network analysis using Gephi software on 17 influencer profiles, in two time frames: the first from November 14, 2023, to March 5, 2024, and the second from July 31 to September 1, 2024; c) three interviews with content creators, two conducted via video calls in June and July 2024, and one via email in September 2024; d) one interview via phone call with a specialist in the respective fandom in August 2024. The results indicate that immersive media tourism content production is fundamental and predominant, utilizing resources such as cosplay to maintain community engagement, as well as the exponential interactions enabled using online social networks (OSN) for such dissemination. It is concluded that for content production to be relevant in this context, the use of representations and audiovisual resources is necessary, along with valuable interactions that keep creators engaged in the ongoing creation process, fostering relevant interactions within the fandom.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Gestão de Novos Media
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_giullia_kormann.pdf23,46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons