Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34323
Autoria: Veigas, Susana Fernanda da Silva Pereira Moreira
Orientação: Nascimento, Generosa Gonçalves Simões do
Data: 13-Dez-2024
Título próprio: Políticas de Employer Branding no Instituto da Segurança Social, IP: Estratégias de atuação e retenção de talento
Referência bibliográfica: Veigas, S. F. da S. P. M. (2024). Políticas de Employer Branding no Instituto da Segurança Social, IP: Estratégias de atuação e retenção de talento [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34323
Palavras-chave: Gestão de recursos humanos
Gestão de talentos
Atração
Marca do empregador -- Employer branding
Human resources management
Talent management
Attraction
Resumo: Num mercado de trabalho competitivo e global, o grande desafio das organizações passa por atrair e reter talento, e a Administração Pública não é exceção. A capacidade para atrair colaboradores qualificados e de elevado potencial é cada vez mais difícil num mundo competitivo e sem fronteiras. Atrair numa organização em que a compensação salarial não predomina, revela-se um objetivo difícil de alcançar. É fundamental que a Administração Pública comece a investir em políticas de marca, de forma que se consiga cativar gerações mais jovens para determinadas áreas de trabalho e fazer com que se mantenham na instituição. E imprescindível o desenvolvimento do orgulho organizacional e uma adequada política de comunicação. Compreender a atração e retenção de talento no Instituto da Segurança Social, IP (ISS) e analisar as estratégias que utiliza e como comunica para se tornar um empregador preferencial, constitui o objetivo geral deste trabalho. A metodologia utilizada é de carácter qualitativo, recorrendo ao estudo de caso. Foram efetuadas entrevistas semiestruturadas, a diretores e colaboradores do ISS e analisadas boas práticas de Employer Brading Face aos resultados obtidos propõem-se um conjunto de ações para o ISS, que visam comunicar estrategicamente, utilizando todos os meios tecnológicos disponíveis. Promover melhor a sua imagem, interna e externa, desenvolver políticas de marketing institucional, explorar as redes sociais e manter todos os seus conteúdos permanentemente atualizados. A manutenção do modelo de trabalho híbrido como base para a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional é um caminho que se deve continuar a trilhar.
In a competitive and global job market, the biggest challenge for organizations is to attract and retain talent, and Public Administration is no exception. The ability to attract qualified and high-potential employees is increasingly difficult in a competitive and borderless world. Attracting employees in an organization where salary compensation does not predominate proves to be a difficult objective to achieve. It is essential that the Public Administration begins to invest in brand policies, so that it is possible to attract younger generations to certain areas of work and ensure that they remain in the institution. It is essential to develop organizational pride and an adequate communication policy. Understanding the attraction and retention of talent at the Social Security Institute, IP and analyzing the strategies it uses and how it communicates to become a preferred employer, constitutes the general objective of this work. The methodology used is qualitative in nature, using case studies. Semi-structured interviews were carried out with directors and employees and good Employer Brading practices were analyzed Given the results obtained, a set of actions are proposed, which aim to communicate strategically, using all available technological means. Better promote your image, internally and externally, develop institutional marketing policies, explore social networks and keep all your content permanently updated. Maintaining the hybrid work model as a basis for reconciling personal, family and professional life is a path that must continue to be followed.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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