Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/3429
Autoria: | Pain, Jacques |
Data: | Dez-2005 |
Título próprio: | Violence à l'École: la lute contre la violence ne fait que commencer |
Volume: | 12/13 |
Número: | 12/13 |
Paginação: | 93-103 |
ISSN: | 1645-0639 |
Palavras-chave: | Violência Escola Planos Instituição Integração Pedagogia |
Resumo: | A problemática central do artigo é a violência na escola, nomeadamente em escolas "sensíveis" ou problemáticas. Procura descrever e reflectir criticamente sobre a forma como os diversos actores a têm perspectivado no sentido de se encontrarem soluções quer para resolver os problemas de violência, quer para a prevenir. O artigo questiona a eficácia dos Planos "anti-violência" propostos e das políticas subjacentes (ideologias), numa perspectiva de implementação, para que passem de meros planos. Critica a incapacidade de mobilizar todos os intervenientes e encontra-se implícita a ideia de que importa perspectivar esta problemática de forma mais vasta, na interacção entre a escola e a cidade. Passa ainda em revista algumas das questões relevantes colocadas pelas situações de violência (distingue entre as penais -visíveis-e as de atitude- invisíveis), nomeadamente a importância de promover a integração e valorizar os saberes, qualificando-os, apostando também na valorização pedagógica dos professores, sobretudo os que exercem a sua profissão em escolas "sensíveis", sem descurar a segurança. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cidades2006-12-13_Pain.pdf | 195,43 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.