Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3429
Author(s): Pain, Jacques
Date: Dec-2005
Title: Violence à l'École: la lute contre la violence ne fait que commencer
Volume: 12/13
Number: 12/13
Pages: 93-103
ISSN: 1645-0639
Keywords: Violência
Escola
Planos
Instituição
Integração
Pedagogia
Abstract: A problemática central do artigo é a violência na escola, nomeadamente em escolas "sensíveis" ou problemáticas. Procura descrever e reflectir criticamente sobre a forma como os diversos actores a têm perspectivado no sentido de se encontrarem soluções quer para resolver os problemas de violência, quer para a prevenir. O artigo questiona a eficácia dos Planos "anti-violência" propostos e das políticas subjacentes (ideologias), numa perspectiva de implementação, para que passem de meros planos. Critica a incapacidade de mobilizar todos os intervenientes e encontra-se implícita a ideia de que importa perspectivar esta problemática de forma mais vasta, na interacção entre a escola e a cidade. Passa ainda em revista algumas das questões relevantes colocadas pelas situações de violência (distingue entre as penais -visíveis-e as de atitude- invisíveis), nomeadamente a importância de promover a integração e valorizar os saberes, qualificando-os, apostando também na valorização pedagógica dos professores, sobretudo os que exercem a sua profissão em escolas "sensíveis", sem descurar a segurança.
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cidades2006-12-13_Pain.pdf195,43 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.