Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3429
Autoria: Pain, Jacques
Data: Dez-2005
Título próprio: Violence à l'École: la lute contre la violence ne fait que commencer
Volume: 12/13
Número: 12/13
Paginação: 93-103
ISSN: 1645-0639
Palavras-chave: Violência
Escola
Planos
Instituição
Integração
Pedagogia
Resumo: A problemática central do artigo é a violência na escola, nomeadamente em escolas "sensíveis" ou problemáticas. Procura descrever e reflectir criticamente sobre a forma como os diversos actores a têm perspectivado no sentido de se encontrarem soluções quer para resolver os problemas de violência, quer para a prevenir. O artigo questiona a eficácia dos Planos "anti-violência" propostos e das políticas subjacentes (ideologias), numa perspectiva de implementação, para que passem de meros planos. Critica a incapacidade de mobilizar todos os intervenientes e encontra-se implícita a ideia de que importa perspectivar esta problemática de forma mais vasta, na interacção entre a escola e a cidade. Passa ainda em revista algumas das questões relevantes colocadas pelas situações de violência (distingue entre as penais -visíveis-e as de atitude- invisíveis), nomeadamente a importância de promover a integração e valorizar os saberes, qualificando-os, apostando também na valorização pedagógica dos professores, sobretudo os que exercem a sua profissão em escolas "sensíveis", sem descurar a segurança.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cidades2006-12-13_Pain.pdf195,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.