Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/3429| Autoria: | Pain, Jacques |
| Data: | Dez-2005 |
| Título próprio: | Violence à l'École: la lute contre la violence ne fait que commencer |
| Volume: | 12/13 |
| Número: | 12/13 |
| Paginação: | 93-103 |
| ISSN: | 1645-0639 |
| Palavras-chave: | Violência Escola Planos Instituição Integração Pedagogia |
| Resumo: | A problemática central do artigo é a violência na escola, nomeadamente em escolas "sensíveis" ou problemáticas. Procura descrever e reflectir criticamente sobre a forma como os diversos actores a têm perspectivado no sentido de se encontrarem soluções quer para resolver os problemas de violência, quer para a prevenir. O artigo questiona a eficácia dos Planos "anti-violência" propostos e das políticas subjacentes (ideologias), numa perspectiva de implementação, para que passem de meros planos. Critica a incapacidade de mobilizar todos os intervenientes e encontra-se implícita a ideia de que importa perspectivar esta problemática de forma mais vasta, na interacção entre a escola e a cidade. Passa ainda em revista algumas das questões relevantes colocadas pelas situações de violência (distingue entre as penais -visíveis-e as de atitude- invisíveis), nomeadamente a importância de promover a integração e valorizar os saberes, qualificando-os, apostando também na valorização pedagógica dos professores, sobretudo os que exercem a sua profissão em escolas "sensíveis", sem descurar a segurança. |
| Arbitragem científica: | Sim |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Cidades2006-12-13_Pain.pdf | 195,43 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












