Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34113
Author(s): Dias, Ana Sofia Constantino Afonso
Advisor: Meireles, Mónica Alexandra Vilar Ribeiro de
Date: 22-Nov-2024
Title: A implementação da economia circular nas PME nacionais: Um caso de estudo: Empresa Pikikos
Reference: Dias, A. S. C. A. (2024). A implementação da economia circular nas PME nacionais: Um caso de estudo: Empresa Pikikos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34113
Keywords: Economia circular - Circular economy
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Mercado português
Decisão de compra
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Sustentabilidade -- Sustainability
Portuguese market
Decision to buy
Abstract: A Económica Circular tem surgido nas agendas das organizações governamentais e no núcleo da gestão das empresas como solução à problemática do uso excessivo de recursos e consequente aumento dos resíduos que o modelo linear promove. A mudança do paradigma atual para o sucesso das empresas por via de um crescimento sustentável apoia-se na implementação de medidas circulares cada vez mais percecionadas como oportunidades de negócio. O papel dos consumidores nesta transição apresenta-se fundamental para o sucesso das mesmas, sendo eles os responsáveis por consumir bens circulares de natureza circular. A presente investigação pretender analisar os desafios que as empresas se deparam na transição para a circularidade e ainda a perceção dos consumidores à implementação destas iniciativas. Os resultados obtidos relevam que as empresas nacionais enfrentam um maior número de barreiras impeditivas do que com vetores facilitadores na implementação do processo como falta de incentivos, apoios externos e recursos de diversas naturezas. Para além do referido, é identificado que os consumidores encontram se atualmente mais atentos a este tema, sendo a circularidade um fator influenciador na tomada de decisão, reconhecem a necessidade de utilizar mais frequentemente um produto antes de este ser descartado e ainda que o fator social e a relação qualidade-preço influenciam a sua decisão.
Circular Economy has appeared on the agendas of government organizations and at the heart of company management as a solution to the problem of excessive use of resources and the consequent increase in waste that the linear model promotes. The change from the current paradigm to the success of companies through sustainable growth is based on the implementation of circular measures that are increasingly perceived as business opportunities. The role of consumers in this transition is fundamental to their success, as they are responsible for consuming circular goods. This research aims to analyze the challenges faced by companies in the transition to circularity and also the perception of consumers regarding the implementation of these initiatives. The results show that national companies face a greater number of impeding barriers than facilitating vectors in implementing the process, such as a lack of incentives, external support and resources of various kinds. In addition to the above, it was found that consumers are currently more aware of this issue, with circularity being an influencing factor in their decision making, they recognize the need to use a product more often before it is discarded and also that the social factor and the quality-price ratio influence their decision.
Department: Departamento de Economia
Degree: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_ana_afonso_dias.pdf
  Restricted Access
2,58 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.