Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34058
Autoria: Roque, Maria Rodrigues Claro Vinhas
Orientação: Caetano, Frederico Miguel Santos
Data: 22-Nov-2024
Título próprio: Integrated marketing communication plan for Betadine
Referência bibliográfica: Roque, M. R. C. V. (2024). Integrated marketing communication plan for Betadine [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34058
Palavras-chave: Integrated marketing communications plan
Betadine
Brand rejuvenation
Love brand
Brand awareness
Plano de comunicação integrada de marketing
Rejuvenescimento da marca
Posicionamento
Positioning
Resumo: This master’s thesis aims to develop an integrated marketing communication plan for Betadine®, which until very recently belonged to pharmaceutical company, Viatris. Betadine® has been a prominent presence in the antiseptic solutions market since 1963, holding a leadership position for some years now. Currently Betadine® is segmented into four lines: the yellow, the red, the green the blue. Throughout this project, actionable strategies and recommendations were developed to help the brand achieve two main objectives: rejuvenating the brand and increase its brand awareness, maintaining its market leadership. To achieve these goals, there must be a perfect alignment of all involved parties, implying that both internal and external communications should be integrated. Only through this integration can the necessary consistency and coherence be maintained to create a strong image that conveys quality and safety to consumers. This study not only deepened the understanding of the Portuguese population regarding the pharmaceutical industry and market players but also provided a more extensive comprehension of various communication channels and their significance in disseminating health and well-being information. Additionally, this project offers a broader insight into the perception that Betadine® team members have regarding the brand’s communication strategy, presenting recommendations for achieving a more effective and efficient communication. The developed IMC plan for Betadine® uses communication tools such as online communication, promotions and partnerships, events and sponsorships and in-store marketing enabling the brand to achieve its objectives in an integrated manner.
O presente trabalho final de mestrado tem como finalidade o desenvolvimento de um plano de comunicação integrada de marketing para Betadine® que até há pouco tempo pertencia à empresa farmacêutica Viatris. Betadine® marca a sua presença no mercado das soluções antissépticas desde 1963 sendo já há alguns anos líder desse mercado. Atualmente Betadine® divide-se em 4 linhas: a amarela, a vermelha, a verde e a azul. Ao longo deste projeto vão ser desenvolvidas estratégias e recomendações acionáveis para que a marca possa atingir dois grandes objetivos: rejuvenescer a marca e aumentar a sua brand awareness, mantendo a sua liderança no mercado. Para atingir estes objetivos tem de haver um alinhamento perfeito de todas as partes envolvidas implicando a integração das comunicações interna e externa. Só assim se consegue manter a consistência e coerência necessárias para criar uma imagem forte que transmite qualidade e segurança aos consumidores. Este estudo permitiu não só o conhecimento mais profundo da população portuguesa relativamente à indústria farmacêutica e os players do mercado, como também a compreensão mais extensiva dos diversos canais de comunicação e a sua importância na divulgação de informações sobre saúde e bem-estar. De forma adicional, este projeto permite ter uma visão mais alargada da perceção que os colaboradores da equipa Betadine® têm relativamente à estratégia de comunicação que a marca adota e apresentar recomendações para que se possa chegar a uma comunicação mais eficaz e eficiente. O plano de CIM desenvolvido para a Betadine® utiliza ferramentas de comunicação tais como a comunicação online, as promoções e parcerias, os eventos e patrocínios e in-store marketing.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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