Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33994
Autoria: Costa, Márcia da Silva
Orientação: Álvares, Maria Cláudia Silva Afonso e
Sepúlveda, Rita Adriana Couto Ferreira Corrêa de
Data: 18-Dez-2024
Título próprio: Mapeamento das funcionalidades das redes sociais "online" na criação de identidades digitais
Referência bibliográfica: Costa, M. da S. (2024). Mapeamento das funcionalidades das redes sociais "online" na criação de identidades digitais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33994
Palavras-chave: Redes sociais online
Mapeamento
Arquitetura digital
Identidade digital
Online social networks
Mapping
Digital architecture
Digital identity
Resumo: As redes sociais online ocupam um lugar central na sociedade contemporânea, desempenhando um papel crucial nas atividades diárias dos utilizadores. Estas plataformas expandem as interações e prolongam a presença digital, moldando a identidade, as relações e os comportamentos dos utilizadores. Este impacto significativo no quotidiano levanta a questão de saber se são os utilizadores que moldam as plataformas ou se são as plataformas que moldam os utilizadores. Este estudo explora o mapeamento de perfis e a arquitetura das redes sociais "online", analisando como estas influenciam o comportamento e a identidade dos utilizadores desde o primeiro clique. Para isso, utilizou-se uma abordagem mista, combinando o "Walkthrough Method", para uma análise detalhada das interfaces, e um inquérito por questionário que captou as perceções dos utilizadores, proporcionando uma compreensão sobre como as redes sociais "online" estruturam e limitam a apresentação de identidade.
Online social networks occupy a central place in contemporary society, playing a crucial role in users’ daily activities. These platforms expand interactions and extend digital presence, shaping users’ identities, relationships, and behaviors. This impact raises the question: do users shape the platforms, or does it work the other way around? This study explores profile mapping and the architecture of social networks, analyzing how they influence users’ behavior and identity from the very first click. With this objective in mind, a mixed approach was used, combining the Walkthrough Method, which provided a detailed analysis of interfaces, and a questionnaire survey that captured users’ perceptions, offering insights into how social networks structure and limit the presentation of identity online.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Novos Media
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_marcia_silva_costa.pdf2,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons