Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33965
Author(s): Milhano, Ana Beatriz da Costa
Advisor: Ramos, Manuel João
Tulumello, Simone
Date: 10-Jan-2025
Title: Para lá da domesticação: Arraiais (Lisboa), pátios (Córdova) e a mercantilização global dos imaginários populares
Reference: Milhano, A. B. da C. (2024). Para lá da domesticação: Arraiais (Lisboa), pátios (Córdova) e a mercantilização global dos imaginários populares [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33965
Keywords: Domesticação do espaço urbano
Imaginários populares
Processos contemporâneos de mercantilização da cidade
Urban space domestication
Popular imaginaries
Contemporary city-commodification processes
Abstract: A utopia da exploração ilimitada do espaço e o empreendimento cénico da ritualização do ócio têm sido referentes impostos pela hegemonia neoliberal ocidental em matérias de urbanização ibérica. Por detrás do imaginário popular festivo, a herança mediterrânica de símbolos, crenças e mitos tradicionais conhece uma arena dialética de reativação e desaparecimento. Esta investigação navega pela divulgação, correlação e análise das redes que confinam os imaginários populares aos processos contemporâneos de transformação urbana. Ao comparar o papel da esfera simbólica de arraiais e pátios nas mudanças significativas que o mercado turístico e imobiliário induziu nas cidades do capitalismo tardio, a dissertação centrar-se-á na evocação de interações entre forças hegemónicas e contrahegemónicas. Propõe-se, subsequentemente, uma reconceptualização das dicotomias clássicas no espaço ambíguo que os processos de mercantilização de Lisboa e Córdova atravessam.
The utopia of unlimited exploitation of space and the scenic enterprise of leisure’s ritualization have been some of the references imposed by Western neoliberal hegemony in Iberian urbanization. Behind the popular festive imaginary, the Mediterranean heritage of mythological symbols and beliefs is experiencing a dialectical arena of reactivation and disappearance. This research navigates the dissemination, correlation and analysis of the networks that confine popular imaginaries to contemporary processes of urban transformation. By comparing the symbolic use of ‘arraiais’ and ‘patios’ in the significant changes that the tourism and real estate market has induced in the cities of late capitalism, interactions between hegemonic and counter-hegemonic forces will be unveiled. Subsequently, a reconceptualization of the classic dichotomies in the ambiguous space of Lisbon and Cordova’s commodification processes is proposed throughout this investigation.
Department: Departamento de História
Degree: Mestrado em Estudos Internacionais
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ana_costa_milhano.pdf
  Restricted Access
906,46 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.