Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33946
Autoria: Correia, Rodrigo Miguel Madureira Godinho Serra
Orientação: Teixeira, Nuno Alexandre dos Reis
Data: 4-Dez-2024
Título próprio: Launch and development of consumer choice in African markets
Referência bibliográfica: Correia, R. M. M. G. S. (2024). Launch and development of consumer choice in African markets [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33946
Palavras-chave: Certificação de marcas
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Expansão internacional
Marketing -- Marketing
Mercados africanos
Brand certification
International expansion
African markets
Resumo: Este estudo centra-se no lançamento e desenvolvimento da iniciativa Escolha do Consumidor em mercados africanos, com particular ênfase em Cabo Verde, Angola e Moçambique. Através de uma análise detalhada da literatura sobre o comportamento do consumidor, o processo de tomada de decisão e o impacto dos selos de qualidade nas vendas, o objetivo é avaliar as estratégias de internacionalização e a adaptação da Escolha do Consumidor a estes contextos. O projeto inclui ainda um plano de negócios abrangente para a expansão em Cabo Verde, onde foram analisados os potenciais clientes, a segmentação de mercado e as estratégias de marketing, com base na experiência adquirida no primeiro ano de operações em Angola e Moçambique. Estes países foram utilizados, neste contexto, como estudos de caso para refinar a abordagem futura em outros mercados africanos. São também apresentados os principais desafios, oportunidades e um cronograma de ações para o mercado cabo-verdiano.
This study focuses on the launch and development of Consumer Choice in African markets, with particular emphasis on Cape Verde, Angola, and Mozambique. Through a detailed analysis of the literature on consumer behaviour, decision-making process, and impact of quality seals on sales, the aim is to evaluate internationalisation strategies and Consumer Choice’s adaptation to these contexts. The project also includes a comprehensive business plan for expansion in Cape Verde, where potential clients, market segmentation, and marketing strategies were analysed, based on the experience gained during the first year of operations in Angola and Mozambique. These countries were used, in this context, as case studies to refine the approach for future entries into other African markets. The key challenges, opportunities, and an action timeline for the Cape Verdean market are also presented.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_rodrigo_serra_correia.pdf
  Restricted Access
1,18 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.