Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33938
Autoria: Sousa, Filipa Martins e
Orientação: Comporta, Ana Maria Vitorino Ferreira
Teixeira, Nuno Alexandre dos Reis
Data: 4-Dez-2024
Título próprio: A influência do TikTok na compra e perceção das marcas de produtos de maquilhagem dupe (duplicados) nas jovens Portuguesas entre os 18 e 30 anos
Referência bibliográfica: Sousa, F. M. e. (2024). A influência do TikTok na compra e perceção das marcas de produtos de maquilhagem dupe (duplicados) nas jovens Portuguesas entre os 18 e 30 anos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33938
Palavras-chave: TikTok
Produtos de maquilhagem dupes
Teoria do uso e gratificação
Ressonância
Brand image
Intenção de compra
Dupe makeup products
Theory of use and gratification
Resonance
Purchase intention
Resumo: A transformação digital e as novas tendências dos meios de comunicação social têm alterado o comportamento do consumidor. Os consumidores, especialmente os mais jovens, são mais recetivos ao marketing de influenciadores digitais no TikTok, uma das tendências que emergiu deste cenário foi a popularidade dos produtos de maquilhagem dupes, incentivadas pelos influenciadores digitais. Assim, o objetivo desta investigação consistiu em identificar a influência do TikTok na compra e perceção das marcas de produtos de maquilhagem dupes nas jovens portuguesas entre os dezoito e trinta anos. Para analisar as hipóteses que serviram de suporte a esta investigação, foi realizado um estudo quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 154 indivíduos que utilizam a rede social TikTok. A análise de validação do modelo de investigação com base na Teoria do Uso e Gratificação foi positiva, dado que os resultados do estudo validaram todas as hipóteses. Mais especificamente, demonstraram que a gratificação do conteúdo assistido na rede social TikTok, mais concretamente o Valor Hedónico, a Influência Normativa e a Autorrepresentação, têm um impacto positivo e significativo na Ressonância. Adicionalmente, a análise constatou que a Ressonância do consumidor tem correlação positiva tanto com a Brand Image, como com a Intenção de Compra.
The digital transformation and new media trends have changed consumer behavior. Consumers, especially younger ones, are more receptive to digital influencer marketing on TikTok, and one of the trends that has emerged from this scenario is the popularity of dupes makeup products, encouraged by digital influencers. The aim of this research was therefore to identify the influence of TikTok on the purchase and perception of dupes among young Portuguese women between the ages of eighteen and thirty. In order to analyze the hypotheses supporting this research, a quantitative study was carried out by applying a questionnaire survey to a sample of 154 individuals who use the TikTok social network. The validation analysis of the research model based on the Use and Gratification Theory was positive, as the results of the study validated all the hypotheses. More specifically, they showed that the gratification of the content watched on the TikTok social network, specifically Hedonic Value, Normative Influence and Self-Representation, have a positive and significant impact on Resonance. In addition, the analysis found that consumer Resonance has a positive correlation with both Brand Image and Purchase Intention.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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