Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33925
Author(s): Capítulo, Sofia Santos
Advisor: Álvares, Cláudia
Date: 18-Dec-2024
Title: O contributo do Facebook e do Instagram para a adoção de gatos no período pandémico em Portugal: Uma análise comparativa
Reference: Capítulo, S. S. (2024). O contributo do Facebook e do Instagram para a adoção de gatos no período pandémico em Portugal: Uma análise comparativa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33925
Keywords: Animal de estimação - Pet
Adoção -- Adoption
Media sociais -- Social media
CROA
COVID-19
Abstract: O desenvolvimento das redes sociais online originou novos comportamentos, maneiras de comunicar e estratégias de vendas e marketing. O Facebook e o Instagram são as redes sociais de uso mais prominente em Portugal, tendo este uso sido intensificado com o surgimento da pandemia de Covid- 19. Em cerca de dois anos de pandemia, os portugueses tiveram de lidar com mudanças no seu dia-a- dia como a transição do trabalho presencial para o teletrabalho, períodos de confinamento e a necessidade de gerir a carga emocional associada a momentos de mudança extrema e repentina. O tempo passado em casa levou muito a estreitarem a relação com os seus animais de companhia. No entanto, com os Centros de Recolha Oficiais de Animais (CROA) e as Associações de Abrigo de Animais fechados ao público, como se procederam as adoções de gatos neste período? Será que as mesmas aumentaram devido ao maior tempo disponível, ou dada a necessidade de apoio emocional? Devido à escassez de dados, optou-se por realizar uma investigação assente em inquéritos a adotantes, por um lado, e CROA e Associações de Abrigo de Animais, por outro lado, por forma a determinar o papel das redes sociais online nas adoções de gatos durante a pandemia em Portugal. Procurou-se identificar quais as plataforma, técnicas de conteúdo e ferramentas mais eficazes e se as adoções foram feitas de forma informada. O objetivo final será transmitir os conhecimentos adquiridos através desta investigação aos CROA e Associações de Abrigo de Animais do país para facilitar adoções responsáveis.
The development of online social networks has given rise to new behaviors, ways of communicating, and strategies in sales and marketing. Facebook and Instagram are the most prominent social networks in Portugal, and this usage was intensified with the onset of the Covid-19 pandemic. Over approximately two years of the pandemic, the Portuguese had to deal with changes in their daily lives, such as transitioning from in-person work to teleworking, periods of confinement, and the need to manage the emotional toll associated with moments of sudden and extreme change. The time spent at home led many to strengthen their bond with their pets. However, with Official Animal Collection Centers (CROA) and Animal Shelter Associations closed to the public, how did cat adoptions take place during this period? Did they increase due to the greater amount of available time, or were they driven by the need for emotional support? Due to the scarcity of data, an investigation was conducted based on surveys with adopters, on the one hand, and CROA and Animal Shelter Associations, on the other, to determine the role of online social networks in cat adoptions during the pandemic in Portugal. The study aimed to identify which platforms, content techniques, and tools were most effective and whether adoptions were conducted in an informed manner. The final objective is to share the knowledge gained from this research with CROA and Animal Shelter Associations across the country to facilitate responsible adoptions.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Gestão de Novos Media
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_sofia_santos_capitulo.pdf
  Restricted Access
758,02 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.