Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33871
Autoria: Cunha, Beatriz Alexandra Lopes
Orientação: Pereira, Renato Telo de Freitas Barbosa
Data: 3-Dez-2024
Título próprio: How second-hand stores are impacting the fashion retail industry
Referência bibliográfica: Cunha, B. A. L. (2024). How second-hand stores are impacting the fashion retail industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33871
Palavras-chave: Second-hand clothing
Fashion Industry
Fast-Fashion
Sustentabilidade -- Sustainability
Consumer impact
Roupa em segunda mão
Indústria da moda
Impacto de tendências
Impacto de consumidores
Resumo: The second-hand market has grown significantly in recent years, and companies are feeling the pressure of consumers to produce more sustainable alternatives to keep up with their clients' newest demands. It became evident that betting on a more sustainable strategy, reducing waste, and trying to close the cycle is becoming an added value to most fashion companies. The objective of this research is to understand how the increase in popularity of this market, which has now become a part of many households’ lives, impacted the perception and the strategies of already well-established traditional fashion retailers. To reach conclusions, six semi-structured interviews were conducted with different people working in the fashion industry of various ages, nationalities, and backgrounds to achieve the most comprehensive study on this matter and determine if the impact is happening worldwide. Change of strategy to a more sustainable approach, creation of a marketplace to resell clothes, investment in the technology that makes most clothes recyclable, and bet on repairing clothes are some of the actions mentioned as part of a plan to make the industry more environmentally friendly. These changes started around five years ago, coinciding with the COVID-19 pandemic, which impacted the economies of households worldwide.
O mercado em Segunda mão tem crescido imensamente nos últimos anos e as empresas estão a sentir a pressão dos consumidores para produzirem alternativas sustentáveis, de forma a conseguirem acompanhar a procura por parte dos clientes. Tornou-se evidente que a aposta numa estratégia mais sustentável, reduzir o desperdício e tentar fechar o ciclo, está-se a tornar algo que acrescenta valor às empresas de moda. O objetivo desta pesquisa é entender como o crescimento em popularidade deste mercado, que já se tornou parte de muitas vidas de várias famílias, impactou a perceção e as estratégias de empresas bastante conhecidas no mercado da moda de retalho. De forma a chegar a algumas conclusões, realizei 6 entrevistas semi-estruturadas com diferentes pessoas que trabalham na indústria, de diferentes idades, nacionalidades e passados, de forma a atingir um estudo mais profundo sobre esta temática que está a impactar o mundo inteiro. Mudanças de estratégia para uma vertente mais sustentável, criação de um Marketplace próprio para revenda de roupa, investimento em nova tecnologia que torna a maior parte da roupa reciclável e a aposta na reparação de roupa, são algumas das ações mencionadas como parte do plano para tornar esta indústria mais sustentável. Esta mudanças na indústria começaram a acontecer à volta de 5 anos atras que coincidiu com a pandemia de COVID-19 que impactou as economias de muitas famílias à volta do mundo.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_beatriz_lopes_cunha.pdf549,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons